quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Forum Federal e do Trabalho terá sede de 16 mil m2 em área central

JUSTIÇA DO TRABALHO


Prefeitura da apoio à construção da nova sede do Fórum Trabalhista de Marília



Uma comissão formada por membros da Justiça do Trabalho reuniu-se com o prefeito Toffoli, quinta-feira (6), para apresentação do projeto que tem como objetivo construir uma nova sede do Fórum Trabalhista de Marília.



Atualmente esta repartição do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) funciona em um prédio alugado, localizado na avenida Tiradentes. As futuras instalações do Fórum serão erguidas na mesma avenida Tiradentes, porém em um terreno localizado entre o supermercado Tauste e a rotatória próxima a concessionária Fiat.



Este terreno com área de 16 mil m² pertence ao Governo Federal que já cedeu metade (8 mil m²) para a construção da sede do TRF (Tribunal Regional Federal). Agora, esta comissão do TRT pleiteia perante a União, que os 8 mil m² restantes sejam cedidos para o novo Fórum Trabalhista .



Durante o encontro, o prefeito Toffoli esclareceu aos membros da Justiça do Trabalho, que no passado, um barracão que existia no local onde se pretendo construir as unidades, foi colocado a disposição do município. “Este grande terreno comportou o galpão do IBC (Instituto Brasileiro do Café). Após a desativação do Instituto devido a um incêndio catastrófico no final da década de 1990, a prefeitura deixou de ter direito ao espaço, já que a área sempre pertenceu à União”, afirma o Chefe do Executivo.



Toffoli reforçou que a prefeitura fará tudo o que for preciso para agilizar e facilitar a construção dos dois novos fóruns. Entre os compromissos já firmados pela prefeitura, está a criação de novas ruas, além de disponibilizar toda infra-estrutura necessária.



“É fundamental para o crescimento da cidade o apoio do administrador não só ao setor empresarial como também a órgãos governamentais. A população irá ganhar muito com os dois prédios que serão erguidos em uma área nobre de Marília”, complementa Toffoli.



De acordo com o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Marília, Tayon Berlanga, se o Governo Federal disponibilizar metade do terreno à Justiça do Trabalho, o início das obras poderá acontecer ainda este ano. “Dependemos apenas desta questão burocrática para que as máquinas comecem a trabalhar no local. Assim, com o apoio que temos recebido da prefeitura, dentro de 60 dias esperamos tenha início a preparação do solo ”, explica Tayon.



O advogado destaca o surgimento de um núcleo jurídico naquela região da cidade. “Ali no bairro Fragata já temos o Fórum, a Caasp (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) e futuramente o Fórum Trabalhista e a Justiça Federal. Isso é importantíssimo não apenas para os profissionais do Direito, como também a toda a sociedade que ganha em agilidade, já que boa parte dos prédios estará distante não mais que 300 metros um do outro”.



Participaram da reunião, além do prefeito Toffoli, o desembargador Henrique Damiano, corregedor do TRT da 15º Região/Campinas, e a juíza diretora do fórum Trabalhista de Marília, Keila Nogueira.

A comissão responsável pela cessão da área e construção do Fórum Trabalhista é formada pela Juíza da 1º Vara do Trabalho de Marília, Mônica Aiex; o presidente da OAB Marília Tayon Berlanga, e os advogados Marco Furlan e Maria Regina Borba.



Foto: Ligia Martin Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário