segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Comerciantes reclamam do elevado volume das propagandas



LEGENDA – Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim, faz alerta quanto ao volume de som das propagandas nas ruas

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Libânio Victor Nunes de Oliveira tem recebido inúmeras reclamações por parte de comerciantes associados, quanto ao volume das propagandas políticas que percorrem as principais ruas do comércio de Marília, através de carros e motocicletas com som externo. “Talvez o entusiasmo do início do período das propagandas tenha sido maior e o pessoal tem exagerado”, tenta justificar o presidente da entidade, ao acreditar no bom senso dos candidatos a prefeito e vereador, que criem critérios para o devido uso do instrumento de comunicação. “As vezes ao invés de agradar, aquele candidato desagrada e fica pior”, opinou.

De acordo com o presidente da Acim o uso dos autofalantes para a propaganda política é preciso ser visto com cautela. “Como tudo em comunicação, sempre que é exagerado faz o efeito contrário”, disse com experiência. “Contratar o serviço e o veículo fica passando no mesmo local com muita freqüência e em som alto pode espantar eleitores”, comentou ao conversar com alguns comerciantes sobre o assunto e sentir rejeição por aqueles candidatos que abusam. “Desses que reclamaram, penso que dificilmente votarão nos candidatos que estão incomodando”, acredita o presidente da Acim ao pedir prudência, cautela e bom senso de ambos os lados. “É apenas por um período”, disse.

Mesmo a Polícia Militar estar atenta aos abusos com o volume dos carros de som, a irritação não é apenas quanto ao volume, mas também a freqüência. “Dá-se a impressão de que existem muitas pessoas fazendo o mesmo serviço para um cliente apenas”, repassou a reclamação. “Porque o carro de som não amplia a zona de cobertura e modere no volume?”, questionou Libânio Victor Nunes de Oliveira que vai tocar neste assunto quando todos os candidatos estarão visitando a Acim e ouvindo sugestões e propostas de governo. “Penso que todos os candidatos querem agradar e não descontentar parte da população”, calcula o presidente da Acim que também percebeu o exagero na loja que administra. “De sábado, parece que é o dia de maior exagero”, falou.

Estando fora da área de atuação da Acim, a solicitação de uma vigilância maior quanto as regras e leis estabelecidas será feita, bem como o pedido para uma fiscalização ser intensificada neste período. “Vamos chamar a atenção das autoridades competentes para que fiquem atentas aos abusos”, disse o presidente da Acim. “Mas acredito que o bom senso deve ser maior por parte dos candidatos, que podem estar criando obstáculos para eles mesmos”, disse o dirigente que concorda com os comerciantes que reclamaram na Acim quanto a este problema.

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