segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Marília atende 5.132 crianças no primeiro dia de Campanha


VACINAÇÃO

Ação nacional de atualização de cadernetas iniciou sábado (18) e seguirá até sexta-feira (24); campanha atende crianças menores de 5 anos;  há mudanças no calendário vacinal

            A Campanha Nacional de Atualização de Cadernetas de Vacinação para crianças menores de 5 anos teve a participação de 37,3% no último sábado (18), dia D da ação e que contou com a abertura das 44 unidades de Saúde do município. A Campanha prossegue até sexta-feira (24).

            De acordo com a supervisora de Vigilância Epidemiológica da SMS (Secretaria Municipal da Saúde), Rachel Santana Ramirez, 5.132 crianças apresentaram a caderneta e destas 565 receberam alguma vacina, ou seja,11% da população estimada, que é de 13.758 crianças.

Rachel explica que esta Campanha é uma ação de vacinação seletiva para todas as crianças nesta faixa etária, com o objetivo de atualizar as vacinas que estiverem em atraso, melhorando as coberturas vacinais para manter o país livre da poliomielite e do sarampo, e o controle de outras doenças imunopreveníveis.

            Concomitante à Campanha foram introduzidas as Vacinas Inativada contra Poliomielite (VIP – injetável) e Pentavalente (DTP + HiB + Hepatite B).no calendário básico de vacinação infantil (veja quadro)

A VIP substitui a Vacina Oral contra Poliomielite (VOP ou Sabin) na primeira e segunda doses (aos 2 e 4 meses de idade) das crianças que estiverem iniciando esquema vacinal de rotina.

“Esta substituição – recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) –, deve ocorrer nesse momento para que o Brasil mantenha a certificação de país livre da paralisia infantil, título recebido em 1994. Com isso, a partir desse ano será realizada apenas uma Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, em junho e Campanha de Atualização de Cadernetas de Vacinação no mês de agosto”, informa a supervisora.

            Outra mudança é a introdução da vacina Pentavalente (composta por DTP + HiB + Hep B), em substituição a vacina Tetravalente, e deverá ser administrada para as crianças que estiverem iniciando esquema vacinal de rotina (aos 2, 4 e 6 meses de idade).

“A estratégia da introdução da vacina Pentavalente nesse momento é a administração de um maior número de vacinas em uma mesma dose, visto que essa é a associação da vacina contra a Hepatite B com a Tetravalente (protege contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenza tipo B)”, afirma Rachel.

            Com as mudanças, a partir de agora o calendário básico de vacinação para crianças até 6 anos de idade será composto das seguintes vacinas: BCG; contra Rotavirus; Poliomielite; Pentavalente; Pneumocóccica 10-valente; Meningocócica C; Febre Amarela; Tríplice Viral; e Influenza (disponível nas campanhas nacionais de imunização). (veja quadro)

            Durante a Campanha – ressalta Rachel – “é imprescindível que os pais ou responsáveis levem as crianças até a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências (de preferência onde a criança recebe as vacinas de rotina), sendo fundamental que levem a caderneta de vacinação”.

Fotos: Marcelo Trevizo


AS VACINAS E O QUE ELAS PREVINEM


vacina

previne

BCG
formas graves de tuberculose
Rotavirus
complicações de um dos principais agentes que causam diarréia
Poliomielite
paralisia infantil
Pentavalente
difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e complicações causadas pelo Haemophilus influenza tipo B (HiB), como otites, pneumonias e meningites
Pneumocócica
10-valente
pneumonias e meningites causadas pelo pneumococo

Meningocócica C
meningite causada pelo meningococo
Febre Amarela
febre amarela
Tríplice Viral
sarampo, caxumba e rubéola
Influenza
gripe sazonal e por H1N1


Novo calendário BÁSICO de vacinação
para crianças até 6 ANOS de idade


idade

vacina

ao nascer
BCG + Hepatite B
2 meses
PENTA (DTP / Hib / HB) + VIP + Rotavírus
3 meses
Pneumo10 + MenC
4 meses
PENTA (DTP / Hib / HB) + VIP + Rotavírus
5 meses
Pneumo10 + MenC
6 meses
PENTA (DTP / Hib / HB) + VOP
7 meses
Pneumo10
9 meses
Febre amarela
12 meses
Tríplice viral (SCR) + MenC
15 meses
DTP + VOP + Pneumo10
4 a 6 anos
DTP + VOP + Tríplice viral (SCR)
15 anos
dT
6 meses a < 2 anos
Influenza

Nenhum comentário:

Postar um comentário