quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Feirantes capacitados para manipulação de alimentos


FEIRA NOTURNA
Parceria entre secretarias da agricultura e saúde capacita feirantes para manipulação de alimentos.

             A Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, juntamente com a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), promoveu na terça-feira (06) capacitação de feirantes com o objetivo de aprimorar as práticas de higiene no preparo, manipulação e condicionamento de alimentos comercializados na feira noturna Por do Sol. A capacitação ocorreu nas dependências da secretaria da agricultura e contou com mais de trinta participantes.

            Segundo o titular da pasta, Valter Eugênio Saia, a capacitação promove melhor qualidade dos alimentos preparados e comercializados na feira. “Na feira noturna além da comercialização de hortifrutigranjeiros, são consumidos muitos alimentos preparados nas barracas como pasteis, espetos, lanches, comidas japonesas, tapioca, salgados entre outros e nossa preocupação está sempre voltada para a saúde do consumidor. Isso justifica essa capacitação que teve participação de praticamente todos os feirantes que produzem alimentos no local”, explicou o secretario.

            A capacitação foi aplicada pela médica veterinária Elma Polegato, do Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria da Agricultura e fiscal da Vigilância Sanitária da SMS. Ela explicou que a padronização na higiene, limpeza do local e dos equipamentos utilizados no preparo dos alimentos, além de cuidados na manipulação, são fundamentais para manter a boa qualidade dos produtos servidos na feira. “A feira acabou se tornando um local de lazer para as famílias e tem sido muito freqüentada. Com a chegada do calor, os alimentos se deterioram mais rápido, o que pode gerar transtornos alimentares nos consumidores. Para garantir a qualidade dos alimentos servidos no local, acompanhamos as práticas dos feirantes e detectamos que alguns procedimentos higiênicos poderiam ser melhorados. Desta forma exemplificamos por fotos tiradas no local, o que pode ser melhorado”, disse Elma.

            O chefe de fiscalização de feiras e mercados da secretaria da agricultura, Sandro da Silva, informou que desde o início da feira noturna, há cerca de cinco anos, os feirantes sempre são orientados com relação às práticas de higiene durante a manipulação dos alimentos. “Essa é uma preocupação constante nossa. Convidamos os feirantes que produzem alimentos no local e quase todos compareceram participando efetivamente, apresentando suas dúvidas e sugestões. Isso demonstra também que os próprios comerciantes estão atentos com a qualidade de seus produtos”, completou o fiscal.

            A feira noturna Por do Sol se tornou um ponto turístico da cidade, conforme avaliou o feirante, Esdras Mendonça Coutinho, que comercializa espetinhos. Ele destacou a importância da capacitação e a preocupação constante com as práticas de higiene. “A feira é muito freqüentada e temos que garantir que os produtos são apropriados para o consumo, além de manter a nossa credibilidade. A variedade de alimentos é grande e essa capacitação vem orientar cada feirante em sua especialidade.

            A feira noturna Por do Sol ocorre todas as quintas-feiras a partir das 18 horas na Avenida das Indústrias, centro de Marília.      

Foto: Mauro Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário