segunda-feira, 30 de julho de 2012

Formatura terá apresentação de coral do Centro em cerimônia


                 Ao todo vão se formar 300 alunos; solenidade será em 6 de agosto, no auditório da Unimar


Cumprindo determinação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que exige a execução de atividades complementares durante o andamento dos cursos profissionalizantes, o Ceprom (Centro Profissionalizante de Marília) montou um coral com 25 alunos de diversos cursos. O grupo vai se apresentar durante formatura das cerca de 300 pessoas participantes dos 13 cursos oferecidos. A solenidade será em 6 de agosto, no anfiteatro da reitoria da Unimar (Universidade de Marília), a partir das 19h30, com a participação dos familiares.

Os ensaios iniciaram há cerca de um mês e meio, e o coral está pronto para a apresentação, conforme destaca a secretária municipal de Governo, Trabalho e Inclusão, Anadir Dourado de Oliveira Hila.

“Para a atividade complementar optamos pelo coral, pois proporciona maior integração, disciplina e melhora a autoestima do grupo. Muitos não sabiam que tinham a capacidade de cantar e o resultado surpreende. Os ensaios ocorreram duas vezes por semana e o horário não atrapalhou o andamento das aulas”, completou.

Para a aluna do curso de Construção Civil, Malvina Mielo, participar do coral é muito motivador e divertido. “O grupo ficou mais unido e as amizades fortalecidas. Estou muito feliz”, comentou.

Motorista de caminhão, Malvina também destacou sua opção pelo curso de Construção Civil. “Vou começar a construir minha casa e muitos dos trabalhos serão feitos por mim. Sou a única mulher desta turma, mas isso não atrapalhou em nada a minha determinação de aprender algo novo e quero, se tiver uma oportunidade, trabalhar na área”, concluiu.

O grupo, uniformizado, se apresentou na última quinta-feira, no gabinete do prefeito Ticiano Toffoli, que elogiou a iniciativa cultural e destacou a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento da cidade.

CEPROM
O Ceprom oferece qualificação profissional gratuitamente, e são voltados às famílias de baixa renda. É a oportunidade de qualificação para o primeiro emprego, ou qualificação para novo ramo de trabalho.

Ao todo, o Centro oferece 13 qualificações. Em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), também são oferecidos cursos dentro do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), também subsidiados pelo governo federal – Salgadeiro, Auxiliar de Cozinha, Maquiador e Manicure, que beneficiam pessoas entre 16 e 59 anos de idade.

O Ceprom oferece ainda cursos de Pizzaiolo, Costureira Piloteira, Costura Moda Praia e Informática. Na área de construção civil – Pedreiro Assentador e Revestidor, Hidráulica/Encanador, Eletricista e Pintor.

As aulas terão início na semana que vem e apenas o curso de Costura Moda Praia possui vagas. Segundo a secretária municipal de Governo, Trabalho e Inclusão, Anadir Dourado de Oliveira Hila, o mercado possui muitas oportunidades, porém não encontra pessoas qualificadas.

“Os cursos oferecidos gratuitamente aos jovens e adultos estão proporcionando a geração de empregos para pessoas que não conseguiam inserção no mercado de trabalho, e por conta disso a procura pela qualificação está sendo muito grande. Apesar de apenas um curso ainda possuir vagas, os interessados podem fazer inscrições e esperar a abertura de novas turmas, que geralmente é rápida, pois os cursos são de pequena duração”, explicou a titular da pasta.

SERVIÇO – O Ceprom fica na rua Catanduva, 611. Telefone: 3454-0976 Horário de atendimento: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Foto: Mauro Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário