sábado, 11 de agosto de 2012
Daem inicia testes tapando buracos com material de pavimentação frio
AGILIDADE
Daem inicia testes tapando buracos com material de pavimentação frio
Utilização de matéria-prima diferenciada está em fase de
testes e sendo usada em vias de grande fluxo de veículos -
A partir de agora, o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) passará a realizar o fechamento dos buracos abertos pela autarquia para a realização de serviços de manutenção na rede de abastecimento de água. A novidade ainda está em período de testes e a continuidade do trabalho dependerá de análises feitas com base nos resultados.
Diferente do trabalho de tapa-buracos e recape da Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília) que utiliza asfalto quente, o Daem realizará o serviço com massa asfáltica fria.
“Utilizamos o asfalto a frio pela facilidade no manuseio e a dispensa do uso de rolo compressor para compactação da massa aplicada. Como fator positivo, contamos com o facilitador de podermos utilizá-lo em contato direto com superfícies úmidas. E tem mais: o asfalto a quente produzido pela Codemar precisa ser utilizado em um determinado espaço de tempo, porque após seu resfriamento, torna-se inutilizável. Esse que é frio pode ser usado a qualquer momento”, explicou o diretor de Engenharia e Operação do Daem, Ivan Fiorini.
Para os testes foram adquiridos pelo Daem 320 sacos de 30 quilos de matéria-prima para ser utilizado no serviço. Se aprovado no teste prático de resistência, outro lote poderá ser adquirido.
Fiorini destacou que o serviço com esta matéria-prima a frio será realizado apenas em casos pontuais, em vias em que o trânsito de veículos é intenso.
“Essa é uma determinação do prefeito Toffoli para minimizarmos o número de buracos no asfalto. Mesmo essa não sendo uma responsabilidade do Daem, estamos atendendo a solicitação do prefeito, já que a Codemar tem uma demanda muito grande de serviço e acaba não acompanhando o ritmo de recuperação da rede de abastecimento”.
Neste primeiro momento foi montada uma equipe com quatro funcionários que farão o serviço. Segundo Fiorini, a responsabilidade pelo tapa-buracos continua sendo da Codemar, inclusive aqueles já abertos pela autarquia.
“Faremos esse teste tapando alguns buracos que forem abertos daqui pra frente. Reitero que nesse momento estamos apenas em teste e que o Daem não terá responsabilidade sobre todos os buracos abertos para a manutenção da rede. Apenas aqueles em vias de grande fluxo”, finalizou Fiorini
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário