segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Entidades, setor privado e prefeitura unem forças contra o câncer de mama


OUTUBRO ROSA

O prefeito Toffoli esteve reunido na manhã desta sexta-feira com entidades ligadas ao apoio e defesa da mulher, Associação de Combate ao Câncer (ACC), representantes da Avon, polícia militar, secretaria municipal da juventude, secretaria municipal da saúde, dentre outros parceiros para discutir inovações na campanha “Outubro Rosa”, que visa combater o câncer de mama.


O encontro aconteceu no Banco de Leite Humano e reuniu cerca de 30 pessoas.

O “Outubro Rosa” é um movimento que vem ocorrendo há mais de dez anos na cidade em forma de passeata pelas ruas, com a distribuição de materiais explicativos a respeito do auto-exame e sobre a importância da mamografia no combate ao câncer de mama. Porém, este ano a idéia é ampliar o campo de atuação, saindo da mera conscientização para medidas mais concretas no apoio ao combate desta doença. “O nosso objetivo é dar o suporte necessário para que a mulher saiba diagnosticar o problema e saiba onde e como buscar o tratamento da forma mais rápida. Vale lembrar que o fator tempo é fundamental entre a cura e a morte nesses casos”, disse a gerente de setor da Avon, Flávia Cristina Ocanha.

Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de conhecer a “mama amiga”. Trata-se de uma prótese mamária feita de borracha e silicone com a textura de um seio verdadeiro. Esta prótese possui alguns nódulos que são iguais a um nódulo verdadeiro. “Com essa mama amiga, a mulher vai aprender, através do tato, qual é a textura de um nódulo e como ele pode ser diagnosticado no auto-exame”, explicou Flávia.

“Nós também ficamos surpresas com a participação do prefeito Toffoli nessa reunião. Estávamos esperando um representante, pois em anos anteriores nunca tivemos a presença de um prefeito. Isso mostra o compromisso do município com a nossa causa”, concluiu ela.

            O prefeito Tóffoli disse durante o encontro que a prefeitura vai fazer o que for necessário para colaborar com esta causa. “Nós temos uma lacuna de tempo entre a detecção dos nódulos através do auto-exame e a cirurgia para a retirada do tumor. Trata-se da realização da mamografia. Muitas vezes a mulher sentiu que está com o problema, mas a demora na realização do exame da mamografia pode comprometer o seu estado de saúde. Sendo assim, vamos estudar uma forma de oferecer, além da conscientização, a oportunidade da mulher fazer o exame rapidamente, seja através de mutirões, seja com a aquisição de novos equipamentos e agilização deste serviço” garantiu.

            Após o encontro várias ações foram traçadas para que a campanha seja realizada com total sucesso na cidade, orientando e destinando as mulheres ao tratamento precoce, o que resulta numa chance infinitamente maior de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário