sábado, 23 de junho de 2012

Andréia Juliani é a nova Coordenadora da Biblioteca Municipal





A Biblioteca Municipal João Mesquita Valença tem nova coordenadora: Andréia Juliani. Bibliotecária formada em 2002 pela Unesp/Marília, iniciou seus trabalhos há uma semana e já tem muitos projetos sendo finalizados para desenvolver na Biblioteca.



Andréia trabalhou 10 anos no setor de mercado livreiro em Marília, onde agregou grande parte do conhecimento e experiência que tem com livros e editoras.
Para Andréia, o seu trabalho na Biblioteca Municipal será intensivo, visando aumentar e estimular a leitura. “Estamos finalizando vários projetos que irão melhorar e viabilizar ao público o uso da biblioteca. O conhecimento é um bem precioso, que queremos estimular melhorando os hábitos de leitura da população”, disse Andréia.
Algumas medidas serão imediatas como diversificar o acervo infantil, juvenil e também adulto, adquirindo novos volumes atuais, modernos, best-sellers, já que a biblioteca já conta com obras clássicas da literatura.
Fortalecer as exposições e eventos dentro da biblioteca também está entre as metas da nova coordenadora. “A qualidade dos eventos e exposições também são relevantes para promover maior visitação e utilização da biblioteca, o que vem fortalecer a nossa proposta de acesso a todos”, disse a bibliotecária.
O secretário municipal da Cultura, André Gomes, enfatiza que a Biblioteca é um espaço público e que deve ser ocupado pela população, pois nela é que podemos adquirir conhecimento e compartilhá-lo com a sociedade construindo uma teia de aprendizado que contribui para nossa formação cultural e cidadã.
“Apesar das novas tecnologias, a biblioteca ainda é uma espaço de estudos, de busca de conhecimento e até de interação social. O escritor Uruguaio, Eduardo Galeano, diz algo que me toca profundamente e que me fez repensar em como tornar a biblioteca um local de acesso de fato. “ É triste entrar num local de produção de conhecimento e ler uma placa de silêncio, enquanto ela poderia ser produtora de cultura e vida: com saraus, oficinas de leitura, de estudos, exposições,ou seja cultura viva”. E visando este conceito de interação e cidadania que reformulamos nosso projeto para biblioteca. E tenho certeza que a Andréia, que é uma grande profissional fará a diferença, juntamente com sua equipe. É compartilhando o conhecimento com todos e, também por meio do diálogo, que construiremos uma sociedade mais justa e igualitária, visto que a primeira condição para modificar uma sociedade é conhecê-la”, comenta, Gomes.
O titular da pasta ressalta que o prefeito Ticiano Toffoli tem oferecido todo apoio para estas mudanças na biblioteca, as quais ele também considera necessárias para a democratização da informação e da cultura. “O prefeito Toffoli é sensível as questões culturais e sempre diz que a leitura pode sim modificar o mundo. É questão, apenas de acesso e programas de incentivo, e dentro da biblioteca vamos trabalhar para que isso seja uma realidade. Nossa gestão tem essa marca de democratizar a cultura, o conhecimento e a informação para todos e não somente para um pequeno grupo”, finaliza Gomes.
A BIBLIOTECA
Atualmente, a Biblioteca Municipal João Mesquita Valença, tem um acervo de 31 mil livros e conta com: Setor infantil; Acervo juvenil e adulto; Setor de Periódicos (jornais e revistas); Arquivo para pesquisa (jornais e revistas antigos); Setor Braille; Telecentro (Programa para informatizar turma da 3ª idade); Programa Acessa-SP (Programa que oferece internet gratuita).
A Biblioteca fica na Avenida Sampaio Vidal, nº 245 e funciona das 8h às 19h. Para obter outras informações basta ligar para 3454-7434.
Fotos: Pedro Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário