sábado, 16 de junho de 2012

TURISMO : Toffoli quer conhecer trabalho realizado pelo Conselho



Reunião no Sest-Senat serviu para discutir estratégias para fortalecimento do setor

O prefeito Toffoli quer conhecer o trabalho realizado para incrementar o setor turístico de Marília e a atuação do Contur (Conselho Municpal de Turismo) neste segmento. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mauro Celso Rosa, foi agendada para esta segunda-feira (18) uma reunião no Gabinete no qual Toffoli também conhecerá as reivindicações definidas pelo grupo em prol do setor.


A audiência com o chefe do Executivo foi anunciada na reunião ordinária com membros e suplentes do Contur, realizada esta semana no Sest-Senat (Serviço Social do Transporte – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), na zona sul da cidade.

“O prefeito Toffoli está sensível a acatar os pedidos do Contur. Já fomos atendidos com a autorização da instalação do PIT, a aprovação da Lei do Funtur, além da confecção de um novo Guia Turístico, que já se encontra em fase de impressão”, informou o secretário.

  Durante reunião foram abordados temas como o processo de instalação do PIT (Posto de Atendimento ao Turista), os projetos do MRC&VB (Marília e Região Convention & Visitors Bureau) e a definição das estratégias que serão propostas ao prefeito em prol do turismo local.

PIT
Segundo a coordenadora de turismo, Tânia Mara Miguel Bueno, mediante apoio do prefeito Toffoli para a instalação do PIT na rodoviária, foram contratadas duas legionárias que darão toda orientação necessária aos turistas.

“Essas funcionárias estão há três semanas passando por um treinamento na SDET (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo), estudando a história da cidade e conhecendo seus principais pontos turísticos, culturais e de lazer. O objetivo é prepará-las para oferecer um bom atendimento aos visitantes, instruindo-os quanto aos programas e atividades adequados a cada perfil, visando sempre satisfazer suas expectativas e interesses em nossa cidade.”, explicou a coordenadora.

No encontro, Rosa explicou que a Prefeitura e a Polícia Militar farão parceria para melhorar a manutenção da cidade. As viaturas da Polícia Militar estão dotadas com tablets, e assim conseguem acesso à internet. Com a parceria, o policial militar avisará imediatamente a Prefeitura, por mensagem eletrônica (e-mail), sobre a necessidade de tapar buracos que ou locais que necessitam de algum reparo ou realização de serviços urbanos para evitar danos à população. “Essa é mais uma ação que contribui para que a cidade fique bonita e bem cuidada, passando uma boa imagem aos visitantes”, disse.

CONVENTION
O gerente executivo do Convention & Visitors Bureau, Gilberto Rossi, destacou que novas ações estão sendo implantadas nos hotéis para incentivar o hóspede a contribuir com a Room Tax, que não é uma taxa obrigatória, mas muito contribui com a manutenção da entidade, sendo responsável hoje por 55% das arrecadações.

“A partir do dia 1º de julho, estaremos distribuindo nos hotéis, um material com cupons de benefícios como forma de incentivar o hóspede a pagar a taxa de R$ 1,50 a pernoite. Os benefícios vão de descontos a brindes em restaurantes e lanchonetes. Temos mais de 600 pessoas por dia hospedadas em nossa cidade e nosso objetivo é incentivar para que saiam do hotel, conheçam nossa cidade e contribuíam para o desenvolvimento econômico local”, explicou.

Rossi deu detalhes ainda sobre a premiação mensal aos dois hotéis que mais arrecadarem a taxa. “Os recepcionistas que apresentarem os melhores resultados ganharão um jantar para quatro pessoas em algum restaurante pré-definido, associado da entidade”.

Outra ação proposta pelo Convention para contribuir com a recepção aos turistas trata-se de uma parceria entre a entidade, o Sest-Senat e o Sindicato dos Taxistas.  

Através desse acordo, os taxistas passarão por um treinamento e serão identificados através de um uniforme, onde somente esses serão solicitados para prestar serviços para o Convention.

Estiveram presentes na reunião: Carlos Bottino, Gilberto Rossi, José Francisco de Souza, Mauro Celso Rosa, Custódio Velanga, Roglinei Menegatti, Vitória Freitas, Tânia Mara Miguel Bueno, Flávia Helena Rodrigues Vieira, Iara Pauli, Marcos Botino, Maria Izilda Abrahão, Oswaldo Passos de Andrade Filho, Pláutio Moron e Cássia Cristina Queiroz Monteiro.

A próxima reunião será no dia 5 de julho, na Fazenda Floresta.


Foto: Mauro Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário