terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Abastecimento de água normalizado, informa Daem
Daem substitui antigos equipamentos para aumentar oferta de água e diminuir consumo de energia em poço da zona Sul
Com a substituição dos equipamentos, a produção de água do P2, passou dos 139 mil para 200 mil litros de água/hora. A bomba antiga foi substituída por uma mais potente, de 270 cavalos, além dos três cabos blindados de energia, transformador e painel de controle. Durante o período de manutenção, que teve início na manhã de domingo (09), o Daem (Departamento de água e Esgoto de Marília) direcionou parte da produção de água do P6 para minimizar possíveis transtornos no abastecimento da zona Sul, que consome cerca de 3,5 milhões de litros de água por dia.
Segundo o diretor de Engenharia e Operação do Daem, Ivan Fiorini, os cabos de energia blindados, que ficam submersos até 250 metros, apresentavam vazamento de energia, não permitindo que a bomba funcionasse com sua capacidade máxima. “Os cabos nunca foram trocados desde a instalação da bomba, há mais de 20 anos. A blindagem está danificada o que gera maior consumo de energia elétrica e perda de potência da bomba. Com a substituição dos cabos e da bomba, a captação aumenta em mais de 60 mil litros de água por hora, o que representa a produção de um poço de médio porte, como os instalados no aquífero Serra Geral – Sistema Cavalete”, explicou o engenheiro.
A bomba antiga funcionava com 440 volts, contra os 660 da nova. “O aumento da voltagem significa maior economia de energia elétrica, pois o equipamento trabalha com amperagem menor, minimizando o consumo e otimizando sua produção, completou Fiorini. O bombeamento foi retomado na noite de segunda-feira (10).
FALTA DE ENERGIA
A Prefeitura registrou boletim de ocorrência de preservação de direitos contra a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) pelo corte no fornecimento de energia elétrica, sem prévia comunicação, na manhã do último sábado (08/12), por mais de quatro horas não havendo tempo hábil para alertar a população. Os sistemas de captação de água do rio do Peixe e do Cavalete (sistema integrado de poços da zona Sul) tiveram a produção de água suspensos prejudicando o fornecimento de água para cerca de 80% da cidade, mesmo com a volta da energia, a distribuição de água ficou comprometida durante todo final de semana, sendo restabelecida somente na manhã desta segunda-feira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário