Daniel Sledge Herbert, presidente do Conselho de Acionistas do Grupo Coca-Cola no Brasil, em entrevista ao house-organ da fábrica destacou que em Marília está sediada a terceira maior indústria da marca no país e a mais moderna da América Latina. Conheça um pouco mais de suas idéias, projetos e o que o seu papel preponderante no negócio reflete na cidade em termos de desenvolvimento.
‘Este é o momento de desdobrar os objetivos globais com os
locais, garantindo a sinergia entre as diretrizes
e o envolvimento de toda a empresa com a nova visão’
Daniel Sledge Herbert
Criada em 1995, a partir da união entre acionistas da
ex-franquia de Santos (SP) e três antigos fabricantes – Paraná Refrigerantes,
Rio Preto Refrigerantes e Bauru Refrigerantes –, a Spaipa é uma das primeiras
franquias da Coca-Cola Brasil. Hoje, aos 18 anos, a empresa – que no nome reúne
as iniciais dos estados de seu território de atuação, São Paulo Interior e
Paraná – colhe os frutos da credibilidade apostando fortemente no crescimento.
Para Daniel Sledge Herbert, Presidente do Conselho de Acionistas do grupo –
posição que já ocupava desde 1987, na Paraná Refrigerantes –, os bons
resultados alcançados nos últimos anos refletem o comprometimento dos 3,4 mil colaboradores e os investimentos contínuos com foco
na sustentabilidade. Apreciador de literatura e história, o paulistano Daniel –
que tem como hobbies favoritos o golfe e a corrida – destaca, entre as
iniciativas-chave da estratégia de crescimento da Spaipa, a reinauguração, em 2009, da fábrica de Marília (SP), considerada hoje a mais moderna da
Coca-Cola na América Latina e a terceira do país em capacidade produtiva.
Casado, com três filhos, o executivo – que já atuou em multinacionais como
Arthur Andersen, Caterpillar e Texaco – descreve nesta entrevista os desafios
projetados para o Sistema nos próximos anos. E ressalta os esforços dos
fabricantes para manter a marca da Coca-Cola Brasil ‘na cabeça e no coração de
nossos consumidores’
Por Júlia Lomba
Bebendo na Fonte – Qual a receita para o crescimento da
Spaipa, que garante à empresa estar hoje entre as maiores indústrias de bebidas
do país?
Os principais ingredientes para o sucesso da Spaipa são a
confiança de nossos acionistas no negócio, nas marcas que trabalhamos, no Sistema
Coca-Cola Brasil e nos investimentos realizados. Outro ponto importante é
certamente o comprometimento de nossos colaboradores. Graças a isso,
conseguimos desenvolver nossas atividades de forma bem-sucedida e constante,
além de conquistar o re- conhecimento do Sistema por nossas inovações e pela
qualidade. Um exemplo recente foi o resultado de uma pesquisa de satisfação
realizada com os consumidores, que apontou a Central de Relacionamento Spaipa
como o melhor serviço de atendimento ao consumidor entre as franquias do país.
Somos também referência nacional pelo trabalho com bebidas não carbonatadas e
novas categorias, que nos permitiu obter resultados expressivos, a partir de
ideias inovadoras, como o vídeo de treinamento de vendas para o relançamento de
Aquarius Fresh. Nossa receita de sucesso se completa com o investimento
constante em novas tecnologias e o apoio a iniciativas sustentáveis, como o uso
pioneiro dos ecocargos – veículos elétricos – nas áreas centrais de grandes
cidades.
Bebendo na Fonte – A Spaipa tem recebido investimentos
constantes em infraestrutura, tecnologia, processos e logística. Um exemplo foi
a reinauguração, em junho de 2009, da fábrica de Marília (SP). Isso expressa a
visão de futuro da Spaipa?
Com certeza. Acreditando no potencial de crescimento de sua
região de atuação, a Spaipa vem realizando investimentos consideráveis em vá-
rias frentes. A ampliação de nossa unidade em Marília vem ao encontro de nossas
estratégias de desenvolvi- mento e crescimento. Além disso, a renovada fábrica
foi pensada a partir dos conceitos de sustentabilidade, principalmente no que
diz respeito à recuperação e reaproveitamento de água. Ela também foi a
primeira do Sistema a produzir embalagens de refrigerante com tampa short
finish, que tem bocal e tampa quatro milímetros mais curtos e deixam menos
resíduos no meio ambiente. Tudo isso está alinhado com as preocupações e os
direcionamentos de todo o Sistema, que tem na base a sustentabilidade de suas
ações. E garantir que suas atividades sejam sustentáveis é uma maneira de
pensar o futuro.
Bebendo na Fonte – Como vê o engaja- mento e a contribuição
dos fabricantes do Sistema para a Visão 2020?
O engajamento dos fabricantes é fundamental e decisivo para
conseguirmos atingir os objetivos da Visão 2020. As franquias precisam estar
motivadas e alinhadas com o planeja- mento desenhado para o Sistema nos
próximos anos. E este é o momento de desdobrar os objetivos globais com os
nossos, locais, garantindo assim a sinergia entre as diretrizes e o envolvimento
de toda a empresa com a nova visão. Tenho certeza de que o compro- metimento e
a vontade de todos em aplicar os conceitos do projeto garantirão o contínuo
sucesso do Sistema.
Bebendo na Fonte – Que desafios e investimentos são
projetados pela Spaipa no contexto da Visão 2020?
A Visão 2020, que começa a nortear todas as ações e o
planejamento do Sistema para os próximos 10 anos, nos traz alguns desafios
importantes. Vislumbramos ótimas oportunidades de aumento do mercado de
carbonatados no Brasil, principalmente em re- lação à classe C, que vem
crescendo consideravelmente nos últimos anos. Devemos também direcionar muitos
de nossos esforços a bebidas ligadas à saúde e bem-estar. Um exemplo disso é
nosso último lançamento, a Coca-Cola Light Plus, com adição de vitaminas e
minerais, cuja inovadora embalagem sleek é
fabricada com exclusividade no Brasil pela nossa unidade em Marília. Temos
também o desafio enorme de conquistar a liderança no segmento de bebidas não
carbonatadas. Devemos estimular o consumo de chás e de produtos prontos para
beber; consolidar a boa posição da Coca-Cola Brasil em categorias como
energético e águas; e construir o hábito de hidratação ainda pouco difundido no
Brasil, se comparado aos outros países. Isso tudo, somado a muita inovação,
criatividade, desenvolvimento de operações cada vez mais sustentáveis e uma
equipe preparada, nos levará rumo aos objetivos traçados pelo Sistema para a
nova década.
Bebendo na Fonte – Iniciamos um ano de Copa do Mundo. Que
oportunidades vislumbra para o Sistema, seus clientes e consumidores neste
cenário?
A Copa do Mundo não é apenas um evento esportivo. É um
momento de oportunidades para todo o Sistema. Como a Coca-Cola é a
patrocinadora oficial dos jogos, temos muitas possibilidades de trabalhar
nossas marcas neste período. Além das campanhas nacionais e as promoções com
consumidores, os desdobramentos locais garantirão a presença das marcas em
nossa região. Esta Copa é uma preparação para a de 2014, que terá o Brasil como
sede. Assim, é importante que todo o Sistema compartilhe seus aprendizados
neste ano para fazermos da próxima um momento inesquecível para nossos
consumidores.
Bebendo na Fonte – Que boa prática da Spaipa – alinhada à
plataforma Viva Positivamente – gostaria de compartilhar com os fabricantes do
Sistema?
Uma iniciativa que deveria ser considerada por todos os
fabricantes é o sistema de captação da água da chuva. Além de propiciar
economia financeira, reduzindo considerável- mente o consumo de água do serviço
de abastecimento público, o sistema permite a preservação de um dos bens mais valiosos
de nosso planeta. Atualmente, duas unidades fabris da Spaipa, em Maringá (PR) e
em Marília (SP), utilizam esse recurso em seus processos.
Bebendo na Fonte – Que mensagem gostaria de transmitir a
todo o Sistema?
O trabalho desenvolvido por todos os fabricantes é
fundamental para que Coca-Cola Brasil continue sendo sempre reconhecida pelo
comprometimento com a qualidade e pelo pioneirismo e inovação em tudo o que
faz. Não é à toa que somos a marca mais valiosa do mundo. Tenho certeza de que
todos os fabricantes não medem esforços para que nosso nome esteja sempre
presente na cabeça e no coração de nossos consumidores.
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