sábado, 19 de janeiro de 2013

PRESIDENTE DA COCA-COLA DESTACA FABRICA DE MARILIA ENTRE AS 3 MAIORES DO BRASIL E A MAIS MODERNA DA AMÉRICA LATINA




Daniel Sledge Herbert, presidente do Conselho de Acionistas do Grupo Coca-Cola no Brasil, em entrevista ao house-organ da fábrica destacou que em Marília está sediada a terceira maior indústria da marca no país e a mais moderna da América Latina. Conheça um pouco mais de suas idéias, projetos e o que o seu papel preponderante no negócio reflete na cidade em termos de desenvolvimento.

‘Este é o momento de desdobrar os objetivos globais com os locais, garantindo a sinergia entre as diretrizes
e o envolvimento de toda a empresa com a nova visão’
Daniel Sledge Herbert

Criada em 1995, a partir da união entre acionistas da ex-franquia de Santos (SP) e três antigos fabricantes – Paraná Refrigerantes, Rio Preto Refrigerantes e Bauru Refrigerantes –, a Spaipa é uma das primeiras franquias da Coca-Cola Brasil. Hoje, aos 18 anos, a empresa – que no nome reúne as iniciais dos estados de seu território de atuação, São Paulo Interior e Paraná – colhe os frutos da credibilidade apostando fortemente no crescimento. Para Daniel Sledge Herbert, Presidente do Conselho de Acionistas do grupo – posição que já ocupava desde 1987, na Paraná Refrigerantes –, os bons resultados alcançados nos últimos anos refletem o comprometimento dos 3,4 mil colaboradores e os investimentos contínuos com foco na sustentabilidade. Apreciador de literatura e história, o paulistano Daniel – que tem como hobbies favoritos o golfe e a corrida – destaca, entre as iniciativas-chave da estratégia de crescimento da Spaipa, a reinauguração, em 2009, da fábrica de Marília (SP), considerada hoje a mais moderna da Coca-Cola na América Latina e a terceira do país em capacidade produtiva. Casado, com três filhos, o executivo – que já atuou em multinacionais como Arthur Andersen, Caterpillar e Texaco – descreve nesta entrevista os desafios projetados para o Sistema nos próximos anos. E ressalta os esforços dos fabricantes para manter a marca da Coca-Cola Brasil ‘na cabeça e no coração de nossos consumidores’

Por Júlia Lomba

Bebendo na Fonte – Qual a receita para o crescimento da Spaipa, que garante à empresa estar hoje entre as maiores indústrias de bebidas do país?

Os principais ingredientes para o sucesso da Spaipa são a confiança de nossos acionistas no negócio, nas marcas que trabalhamos, no Sistema Coca-Cola Brasil e nos investimentos realizados. Outro ponto importante é certamente o comprometimento de nossos colaboradores. Graças a isso, conseguimos desenvolver nossas atividades de forma bem-sucedida e constante, além de conquistar o re- conhecimento do Sistema por nossas inovações e pela qualidade. Um exemplo recente foi o resultado de uma pesquisa de satisfação realizada com os consumidores, que apontou a Central de Relacionamento Spaipa como o melhor serviço de atendimento ao consumidor entre as franquias do país. Somos também referência nacional pelo trabalho com bebidas não carbonatadas e novas categorias, que nos permitiu obter resultados expressivos, a partir de ideias inovadoras, como o vídeo de treinamento de vendas para o relançamento de Aquarius Fresh. Nossa receita de sucesso se completa com o investimento constante em novas tecnologias e o apoio a iniciativas sustentáveis, como o uso pioneiro dos ecocargos – veículos elétricos – nas áreas centrais de grandes cidades.

Bebendo na Fonte – A Spaipa tem recebido investimentos constantes em infraestrutura, tecnologia, processos e logística. Um exemplo foi a reinauguração, em junho de 2009, da fábrica de Marília (SP). Isso expressa a visão de futuro da Spaipa?
Com certeza. Acreditando no potencial de crescimento de sua região de atuação, a Spaipa vem realizando investimentos consideráveis em vá- rias frentes. A ampliação de nossa unidade em Marília vem ao encontro de nossas estratégias de desenvolvi- mento e crescimento. Além disso, a renovada fábrica foi pensada a partir dos conceitos de sustentabilidade, principalmente no que diz respeito à recuperação e reaproveitamento de água. Ela também foi a primeira do Sistema a produzir embalagens de refrigerante com tampa short finish, que tem bocal e tampa quatro milímetros mais curtos e deixam menos resíduos no meio ambiente. Tudo isso está alinhado com as preocupações e os direcionamentos de todo o Sistema, que tem na base a sustentabilidade de suas ações. E garantir que suas atividades sejam sustentáveis é uma maneira de pensar o futuro.

Bebendo na Fonte – Como vê o engaja- mento e a contribuição dos fabricantes do Sistema para a Visão 2020?
O engajamento dos fabricantes é fundamental e decisivo para conseguirmos atingir os objetivos da Visão 2020. As franquias precisam estar motivadas e alinhadas com o planeja- mento desenhado para o Sistema nos próximos anos. E este é o momento de desdobrar os objetivos globais com os nossos, locais, garantindo assim a sinergia entre as diretrizes e o envolvimento de toda a empresa com a nova visão. Tenho certeza de que o compro- metimento e a vontade de todos em aplicar os conceitos do projeto garantirão o contínuo sucesso do Sistema.

Bebendo na Fonte – Que desafios e investimentos são projetados pela Spaipa no contexto da Visão 2020?
A Visão 2020, que começa a nortear todas as ações e o planejamento do Sistema para os próximos 10 anos, nos traz alguns desafios importantes. Vislumbramos ótimas oportunidades de aumento do mercado de carbonatados no Brasil, principalmente em re- lação à classe C, que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Devemos também direcionar muitos de nossos esforços a bebidas ligadas à saúde e bem-estar. Um exemplo disso é nosso último lançamento, a Coca-Cola Light Plus, com adição de vitaminas e minerais, cuja inovadora embalagem sleek é fabricada com exclusividade no Brasil pela nossa unidade em Marília. Temos também o desafio enorme de conquistar a liderança no segmento de bebidas não carbonatadas. Devemos estimular o consumo de chás e de produtos prontos para beber; consolidar a boa posição da Coca-Cola Brasil em categorias como energético e águas; e construir o hábito de hidratação ainda pouco difundido no Brasil, se comparado aos outros países. Isso tudo, somado a muita inovação, criatividade, desenvolvimento de operações cada vez mais sustentáveis e uma equipe preparada, nos levará rumo aos objetivos traçados pelo Sistema para a nova década.

Bebendo na Fonte – Iniciamos um ano de Copa do Mundo. Que oportunidades vislumbra para o Sistema, seus clientes e consumidores neste cenário?
A Copa do Mundo não é apenas um evento esportivo. É um momento de oportunidades para todo o Sistema. Como a Coca-Cola é a patrocinadora oficial dos jogos, temos muitas possibilidades de trabalhar nossas marcas neste período. Além das campanhas nacionais e as promoções com consumidores, os desdobramentos locais garantirão a presença das marcas em nossa região. Esta Copa é uma preparação para a de 2014, que terá o Brasil como sede. Assim, é importante que todo o Sistema compartilhe seus aprendizados neste ano para fazermos da próxima um momento inesquecível para nossos consumidores.

Bebendo na Fonte – Que boa prática da Spaipa – alinhada à plataforma Viva Positivamente – gostaria de compartilhar com os fabricantes do Sistema?
Uma iniciativa que deveria ser considerada por todos os fabricantes é o sistema de captação da água da chuva. Além de propiciar economia financeira, reduzindo considerável- mente o consumo de água do serviço de abastecimento público, o sistema permite a preservação de um dos bens mais valiosos de nosso planeta. Atualmente, duas unidades fabris da Spaipa, em Maringá (PR) e em Marília (SP), utilizam esse recurso em seus processos.

Bebendo na Fonte – Que mensagem gostaria de transmitir a todo o Sistema?
O trabalho desenvolvido por todos os fabricantes é fundamental para que Coca-Cola Brasil continue sendo sempre reconhecida pelo comprometimento com a qualidade e pelo pioneirismo e inovação em tudo o que faz. Não é à toa que somos a marca mais valiosa do mundo. Tenho certeza de que todos os fabricantes não medem esforços para que nosso nome esteja sempre presente na cabeça e no coração de nossos consumidores.

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