sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PA da zona Sul inaugura neste sábado e amplia atendimento


SAÚDE
PA da zona Sul inaugura neste sábado e amplia atendimento
Unidade passou a funcionar experimentalmente em 3 de setembro, e agora conta com atendimento também aos finais de semana, desafogando demanda no PA da zona Norte

            Serão inauguradas oficialmente neste sábado (15), às 17 horas, as novas instalações do PA (Pronto-Atendimento) da zona Sul. A unidade já iniciou atendimento em caráter experimental no dia 3 deste mês, e tem a cogestão com a Unimar (Universidade de Marília).

A novidade é a ampliação do horário de atendimento. A unidade passou a funcionar inclusive aos sábados e domingos, das 7 às 19 horas. O horário durante a semana continua o mesmo – das 7 às 23 horas –, inclusive nos feriados e pontos facultativos.

            “O atendimento no final de semana no PA da zona Sul está desafogando a demanda o PA da zona Norte no período, evitando que os moradores de uma região precisem ir para a outra, o que trará melhor atendimento aos usuários que necessitarem do serviço”, afirma o prefeito Toffoli. “Este convênio não beneficia somente uma região, mas a cidade, a população como um todo”, reitera.

            “O serviço passou a funcionar num prédio amplo, adequado ao atendimento e acolhimento dos usuários do serviço. Estrutura segue planta padrão do Ministério da Saúde”, afirma o secretário municipal da Saúde, Julio Cezar Zorzetto. (veja texto)

            Até o final do mês passado, o serviço estava funcionando no antigo Hospital São Francisco, atual unidade III do Complexo HC (Hospital de Clínicas), no qual deverá ser transferido o serviço de oftalmologia.

COGESTÃO
            A cogestão com a Unimar traz benefícios para toda a população. A unidade serve como referência para os alunos do último ano do curso de Medicina, que realizam atendimento médico com supervisão de um médico. Além de servir de estágio, foi possível ampliar o atendimento.

Com o convênio, a Unimar conseguiu concentrar esforços em manter seus alunos em Marília, pois eles tinham que viajar pela região como Garça, Pompéia, Oriente, Tupã e Promissão para fazerem seus estágios.

Para Toffoli, a cogestão trata-se de uma parceria positiva e que as partes envolvidas serão beneficiadas. “Para a Prefeitura, é importante porque tem um centro médico com amplas instalações e serviços de qualidade, enquanto que a Unimar prepara melhor seus alunos, tornando-os mais aptos às atividades médicas; e para a população, que ganhou em agilidade, atendimento e comodidade”, explica o prefeito.

            O chefe do Executivo lembra que a zona sul é uma região com uma população grande, com cerca de 53 mil habitantes, sendo praticamente a população de Garça (43,3 mil habitantes) e Vera Cruz (10,7 mil) juntas.

            “Por isso esta região necessitava logo de melhor atendimento. Hoje esta região da cidade tem praticamente uma vida autônoma, com comércio ativo e prestação de serviços dos mais diversos. E a Saúde não poderia ser diferente”, destaca Toffoli.

Foto: Mauro Abreu



Edificação é modelo do Ministério da Saúde

            As instalações do PA da zona Sul estão em conformidade com o modelo de UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do Ministério da Saúde, com espaços específicos para atendimento dos pacientes divididos em alas masculina, feminina e infantil, e locais para a formação dos alunos da Unimar (Universidade de Marília). A unidade trabalha com uma estrutura resolutiva para desafogar os hospitais e dar mais agilidade ao atendimento dos pacientes.

O prédio, com mais de 1.000 m² de construção, tem localização estratégica, em via de fácil acesso, na rua Antônio Pereira da Silva, esquina coma  rua Anita Garibaldi, ao lado do Complexo de Trânsito Antonio Freire, e com acesso à BR-153 (Rodovia Transbrasiliana)”, afirma o secretário municipal da Saúde, Julio Cezar Zorzetto.

ESTRUTURA
O novo PA da zona Sul é mais uma unidade da grande infraestrutura da Rede Municipal de Saúde. Marília tem atualmente 43 postos entre UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família), dois PAs, e a Policlínica, além de serviços conveniados.

A Rede conta com serviços diferenciados como o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), o tratamento de obesidade infantil pelo Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade de Marília), Clínica de Fisioterapia, que funciona na antiga estação ferroviária (Estação Saúde), o BLH (Banco de Leite Humano), e o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), a Clínica de Fonoaudiologia, além do atendimento do Programa Municipal de Ações Antitabágicas, que colabora na recuperação de pessoas viciadas em tabaco e SAE (Serviço de Assistência Especializada), que realiza trabalhos do Núcleo de Vigilância à Saúde como o ambulatório de Infectologia, que faz atendimento adulto, pediátrico e ginecológico/obstétrico; o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que realiza testes de aids, hepatites e sífilis; e a Coordenação do Programa Municipal de DST-Aids e Hepatites.

            Além disso, está para ser inaugurado em menos de um mês o Caps Infantil, que atenderá crianças e adolescentes, ampliando assim o atendimento especializado para este público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário