sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Meio Ambiente e Associação dos Orquidófilos promovem curso gratuito para cultivo de orquídeas.

ORQUÍDEAS


Meio Ambiente e Associação dos Orquidófilos promovem curso gratuito para cultivo de orquídeas.



Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Orquídeas oferecido pela parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Associação dos Orquidófilos de Marília. O curso é gratuito e possui carga horária total de seis horas. As aulas serão nos sábados dias 20 e 27 deste mês, sempre das 14 às 17 horas, ministradas nas dependências do orquidário pelo presidente da associação, Paulo Cesar de Araújo.



São plantas raras, caras e necessitam de cuidados especiais, conforme destaca a secretária da SMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Sônia Cristina Guirado Cardoso. “Muitas pessoas adquirem orquídeas e por não conhecerem as técnicas apropriadas para o cultivo, acabam perdendo a planta. Promovemos este curso para que os interessados aprendam todos os cuidados necessários para mantê-las vivas, admirem a beleza exótica das flores e fiquem estimuladas a cultivá-las”, explicou.



Na primeira aula (20/10), o aluno deve apresentar o Xerox do RG e comprovante de residência. Para obter mais informações e efetuar a inscrição, o interessado deve ligar para o Centro de Educação Ambiental Curupira, no telefone 3454-3400.



ORQUIDÁRIO

O orquidário da Associação dos Orquidófilos de Marília, anexo ao Bosque Municipal Rangel Pietraroia, foi fundado há mais de 40 anos e possui mais de 700 espécies de orquídeas nativas do Brasil e de outros países, como Guatemala, Venezuela e Tailândia, sendo a maioria de propriedade de membros da associação. O local fica aberto para visitação pública de quartas-feiras a domingos, a partir das 8 horas. O orquidário tem acesso pelo interior do bosque municipal com entrada próxima ao lago ou pela Rua Santa Helena, 1400. Mais informações pelo telefone 3454-9886



CURIOSIDADES

As orquídeas não são plantas parasitas, pois não retiram nutrientes das árvores ou arbustos onde se instalam. No mundo são conhecidas mais de 20 mil espécies diferentes, mas nem todas possuem perfume ou odor forte e exótico. As flores da espécie Cattleya podem durar entre uma e quatro semanas, enquanto as Phalaenopsis duram entre um e quatro meses, já o tempo de vida da planta é desconhecido. Se bem cuidadas podem durar dezenas de anos ou até mais de um século. Desenvolvem em lugares com temperatura amena e na sombra. A maioria não requer solo ou composto. Na natureza, as orquídeas são dividas em quatro tipos definidas pelo local onde se desenvolvem – Aderidas às árvores (aéreas), rochas, musgo e finalmente, as terrestres que prendem-se no solo.



Foto: Mauro Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário