terça-feira, 16 de outubro de 2012

Outubro Rosa: ação alerta para a importância do auto-exame


O Marília Shopping participou na ultima semana de uma ação especial promovida pela Prefeitura de Marília e seus parceiros dentro do Outubro Rosa. O Prefeito Toffoli acompanhado de profissionais das secretarias municipais da Saúde, Assistência Social, Educação e Desenvolvimento Econômico e Turismo, foi recebido pelo superintendente do Shopping, Saulo Cirino.



Estiveram no estabelecimento durante toda a tarde, alunos de medicina da Famema e Unimar, abordando mulheres e orientando-as sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e o incentivo à detecção precoce de possíveis nódulos através do auto-exame.



Na próxima quinta-feira (18), os mesmo profissionais estarão na Feira do Por do Sol, na avenida das Indústrias, desenvolvendo o trabalho de orientação. No dia seguinte, sexta-feira (19), a ação acontecerá no período da tarde, no centro da cidade, nas proximidades da Galeria Atenas. O mesmo material informativo está disponível em diversas unidades de saúde, nos Cras e Creas.



De acordo com a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Mariela Ribeiro Nunes Cardoso, é grande o número de mulheres que morrem todos os anos em decorrência do câncer de mama. “Esta é uma doença que tem matado muito, porém, se detectado precocemente, esse tipo de câncer atinge um índice de cura muito grande. Por isso nosso alerta vai para a importância do auto-exame.”



Importante parceiro na ação, o Convention Bureau de Marília, incentivou a adesão de diversos estabelecimentos comerciais que receberam iluminação especial em suas fachadas durante o feriado. As luzes em tons de cor-de-rosa servem para um importante alerta: a adesão do município ao Outubro Rosa, movimento internacional que visa mobilizar o público feminino sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e o incentivo à detecção precoce da doença.



Aderiram ao Outubro Rosa e receberam iluminação cor-de-rosa o Esmeralda Shopping, Marília Shopping, Cupim Bar e Restaurante, Copacabana Restaurante, Pizzaria 515, Chaplin, Armazém Abuelos, Cachaçaria Água Doce, Hotel Sun Valley, Hotel Estoril, Hotel Tenda, Tennessee Flat, Doctor Beer, Mc Donald’s, Bar do Zé Vó e Pizzaria Donna Oliva. Nestes locais, ainda estão sendo distribuídos folhetos explicativos alertando sobre a campanha.



Também participam da ação que se estende até o final de outubro o Banco de Leite Humano de Marília, algumas Secretarias Municipais (Saúde, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Assistência Social e Juventude), indústrias (Marilan e Dori) e Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) que incentivou aos associados do comércio a colocarem peças cor-de-rosa nas vitrines de seus estabelecimentos.

Foto: Mauro Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário