quarta-feira, 3 de abril de 2013

120 são os casos de dengue na cidade e Saúde faz alerta geral


Número de casos confirmados de dengue chega a 120

A Divisão de Vigilância Epidemiológica informou que de acordo com os dados atualizados na última quarta-feira (3), subiu para 120 os casos positivos autóctones de dengue no município.
De acordo com supervisão da Vigilância Epidemiológica, devido às condições climáticas, os meses de março e abril são os mais suscetíveis a um aumento na proliferação do mosquito e consequentemente na transmissão da doença.  Apesar de as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti serem permanentes durante o ano inteiro, são intensificadas nos meses considerados de água e frio.
O Ministério da Saúde preconiza que o município entra na fase de “transmissão sustentada”, quando passa de 300 casos positivos. Em Marília, apesar da situação ainda estar sob controle, o trabalho da Vigilância Epidemiológica tem sido reforçado, principalmente nos bairros onde há maior concentração de casos, a exemplo do Argolo Ferrão, Jóquei Clube, Nova Marília, Alto Cafezal e Castelo Branco.
A secretaria da Saúde apela para que a população colabore evitando criadouros do mosquito. Atitudes simples como substituição dos vasos com pratos de água por areia, a limpeza dos quintais, das caixas d’água, ralos, calhas, entre outros podem fazer a diferença no combate ao mosquito.
Sintomas – Causado por um vírus, a dengue pode ser confundida, muitas vezes, com um quadro viral de gripe. A orientação é para que ao primeiro sinal de febre a pessoa procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação clínica.
O diagnóstico precoce proporciona o manejo clínico adequado, que ações sejam tomadas para o controle de vetores e desta forma diminuir a possibilidade de transmissão. Os sintomas mais frequentes da dengue são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e no fundo dos olhos.


Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário