Prefeitura comemora 3 anos de Diário Oficial na internet
e anuncia economia de 6,5 milhões de reais
Acima- O chefe de gabinete da prefeitura, José Carlos da Silva fala aos presentes.
Abaixo - Prefeito Toffoli discursa realçando a brutal economia com a publicação dos atos oficiais pela internet.
Seis milhões,
quinhentos e cinquenta e oito mil reais. Esse é valor que representa a economia
que a Prefeitura de Marília teve nos últimos três anos com o Domm (Diário
Oficial do Município de Marília), que nesta sexta-feira (1º) completou, junto
com o Portal da Transparência, seu terceiro aniversário.
“Essas duas
ferramentas eletrônicas são fundamentais para a Administração e demonstram o
respeito da gestão municipal com o uso do dinheiro público. São os canais que o
munícipe tem para acompanhar o dia a dia da Administração e, assim, exercer a
cidadania”, destaca o prefeito Toffoli.
As duas
plataformas podem ser acessadas pelo Portal da Prefeitura na internet (www.marilia.sp.gov.br,
no menu inferior), ou pelos endereços eletrônicos (https://diairiooficial.marilia.sp.gov.br
– Domm, e http://www.marilia.sp.gov.br/transparencia/
- Portal da Transparência) e mostram ao internauta as publicações dos atos
oficiais dos poderes Executivo e Legislativo e também verificar as contas
públicas municipais.
“É extremamente
importante a população conhecer estes canais, criar o hábito de acompanhar o
que está sendo feito e exercer o controle social, afinal a Prefeitura faz uso
dos recursos públicos, que advêm dela por meio de pagamento de impostos e
tributos que são revertidos em investimentos e serviços”, explica Toffoli.
A
edição eletrônica do Diário Oficial traz atos públicos não somente da
Administração Direta e do Legislativo, mas também da Administração Indireta –
Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), Emdurb (Empresa de
Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília), Codemar (Companhia de
Desenvolvimento Econômico de Marília), e Ipremm (Instituto de Previdência do
Município de Marília).
A
publicação, não traz somente leis, decretos, e atos com efeitos externos, mas
também a divulgação de portarias de cargos em comissão da Administração Direta
e Indireta e do Legislativo.
Além
disso, a partir desta sexta-feira (1º), o Domm também passou a contar com um
novo layout, dando destaque às cores do município – vermelho e branco – e
trazer o Brasão Municipal como formas oficiais de identificação no documento.
Todo
o conteúdo divulgado no Domm é seguro. “Não há qualquer possibilidade de
violação, mesmo porque existe um mecanismo tecnológico – a certificação digital
– que dá segurança ao conteúdo do periódico publicado na internet, o que
confere a autenticidade do documento”, afirma o chefe de Gabinete da Prefeitura,
José Carlos da Silva.
Diário Oficial teve 254,5 mil acessos no período
Mais que tornar
públicos leis, decretos, atos com efeitos externos, matérias cuja publicação é
prevista em leis federais e estaduais, matérias institucionais e outras de
interesse público, o Domm - Diário Oficial do Município de Marília
(https://diariooficial.marilia.sp.gov.br) é um espaço utilizado para a
prestação de serviços.
“Com a
utilização do meio digital, o acesso à publicação passou a ser bem maior do que
quando era apenas na forma impressa. Somente nestes três anos, o Diário Oficial
teve 254.507 acessos, o que demonstra que depois que mudou de mídia a população
se interessou mais em acompanhar os atos do Executivo e Legislativo”, diz o
chefe de Gabinete, José Carlos da Silva.
“Por conta de
ter mais acesso, o Domm é um meio de divulgação de campanhas, como as do Fundo
Social de Solidariedade, as de prevenção da dengue, a de estímulo à doação e aleitamento
materno, a de uso de internet na Câmara Municipal, assim como eventos
realizados pela Prefeitura e suas Secretarias”, afirma o prefeito Toffoli.
VISITAÇÕES
Para o diretor municipal de Informática, Willian César Marcheti, as
grandes vantagens da publicação eletrônica estão na acessibilidade do documento,
podendo ele ser visto em qualquer parte do mundo que tenha acesso à internet –
não sendo restrito somente ao universo impresso – assim como é uma ação
ambientalmente responsável, pois em muitas vezes o usuário não faz a impressão
do documento, economizando insumos naturais e diminuindo a poluição ambiental.
Marcheti
comenta que o Domm desde o início de sua atividade, em 1º de junho de 2009 até
esta quinta-feira (30), segundo o Google Analytics, foram realizados 254.507
acessos – e 493.210 páginas visitadas –, com usuários de 28 países de quatro
continentes – América, Europa, Ásia e África, apenas não tendo acesso
nacionalidades da Oceania.
Entre os
países com maior volume de visitas estão Brasil, com 253.372 visitas, Estados
Unidos (336), Japão (55), Portugal (23) e Equador (21). Somente no Brasil o
Domm foi acessado em 358 municípios, sendo Marília com 127.952 visitas, seguido
de São Paulo (39.813), e Bauru (21.689).
O tempo médio
de visita, segundo o Google Analytics, foi de 1 minuto e 26 segundos.
INFOGRÁFICOS
NÚMEROS DO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO
páginas
publicadas em 2009 1.053
páginas
publicadas em 2010 2.618
páginas
publicadas em 2011 3.346
páginas
publicadas até 2012*
768
número
de páginas publicadas 7.785
*
computados até 31 de maio
CURIOSIDADES
ü Nos
três anos de publicação, o Domm teve 254.507 acessos
ü
Em Marília, o número de acessos no período foi 127.952
visitas
ü O
município com maior número de acessos, exceto Marília, é São Paulo, com 39.813 visitas
ü
O Domm foi acessado em 28 países
ü a
edição mais extensa foi a nº 400, de 15
de janeiro de 2011, com 151 páginas;
documento trazia resultado da 1ª fase do concurso público da Prefeitura
realizado no ano anterior
ü
27 de setembro de 2011 foi o dia que o Domm teve
o maior número de acessos, com 1.761 visitas
Google
Analytics
Portal da Transparência mostra movimentação financeira
O Portal da
Transparência (www.marilia.sp.gov.br/transparencia/) é o espaço virtual onde o
cidadão tem acesso a todos os dados e movimentação econômica e financeira da
Administração Municipal, como Orçamento Municipal (LOA - Lei Orçamentária
Anual, LDO -Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO, e PPA - Plano Plurianual);
Receitas; Despesas; Investimentos em Educação e Saúde; Balanços Orçamentário,
Financeiro e Patrimonial; Demonstrativos da LRF - Lei de Responsabilidade
Fiscal; Licitações (em andamento e concluídas); e Pareceres do TCE-SP (Tribunal
de Contas do Estado de São Paulo).
O Portal é um
instrumento que estreita ainda mais o relacionamento entre o cidadão e o Poder Executivo,
pois nele o munícipe tem acesso a informações da Administração e pode
acompanhar e fiscalizar o uso do dinheiro público.
“Esta
prestação de contas por meio eletrônico mostra a seriedade, o respeito e a
responsabilidade que este governo tem com a população, em administrar os
recursos do Tesouro Municipal, de maneira eficiente e transparente”, afirma o
prefeito Toffoli.
O chefe do
Executivo comenta que “o Portal da Transparência passará por reformulação – que
já está sendo providenciada –, o que irá facilitar ainda mais o acesso a
informação e o munícipe acompanhar com mais detalhes o uso do dinheiro público”.
Portal da Prefeitura terá mudanças e mais serviços
O
prefeito Toffoli determinou que o Portal da Prefeitura (www.marilia.sp.gov.br)
seja reformulado. “Por ser um importante meio de comunicação da Administração,
onde muitas pessoas acompanham ou procuram informações do município, pedi para
que fosse remodelada, para que ela possa oferecer mais conteúdo e ter maior
interatividade com o internauta”, comenta Toffoli.
Um
dos serviços que está disponível desde esta sexta-feira (1º) é o acompanhamento
fotográfico e de dados sobre as melhorias da infraestrutura viária do
município. Para acessar basta acessar o Portal (www.marilia.sp.gov.br) e
encontrar o ícone Relação de Ruas
Recapeadas, no menu direito.
O prefeito
explica que “a população terá acesso às imagens do trabalho que foi executado,
que tipo de serviço foi realizado (se apenas a cobertura do buraco, ou a troca
da base para receber a melhoria, ou ainda o recapeamento) em determinado trecho
da via, e os custos que ele gerou, tudo de forma transparente, para que o
munícipe saiba o que a Prefeitura vem realizando para combater um dos
principais problemas de nossa cidade”.
De
acordo com o diretor de Divulgação e Comunicação da Prefeitura, Klaus Augusto
Bernardino, a internet hoje é um dos meios que mais democratiza a informação, e
a produção de conteúdo e serviços, e a maior interatividade estreitará ainda
mais o relacionamento entre o munícipe e a Administração.
Assim,
está sendo providenciado novo layout para o Portal, que terá atualizados os
dados da Municipalidade, além da inclusão de vídeos e entrevistas em áudio, e
ainda links para redes sociais que poderão ser acessados pelo internauta.
Toffoli anuncia a contratação de controlador interno
O prefeito
Toffoli, dando prosseguimento a gestão municipal com austeridade, seriedade e
transparência, fará valer a Lei Municipal nº 5.452, de 16 de junho de 2003, que
regulamenta o Sistema de Controle Interno do Município.
“Praticamente
nove anos se passaram e o Sistema ainda não tinha sido implantado. Isso porque
ainda não tinha um servidor responsável pela sua execução. Por saber da
importância que este profissional tem dentro da Máquina Pública, e que nesta
sexta-feira (1º) contratamos o analista de controle interno, e assim
implementaremos o Sistema”, diz Toffoli
Quem assume
como analista de controle interno é Edimar Lopes, aprovado em 1º lugar no
concurso público realizado pela Prefeitura em 2010. Lopes formado em Ciências Contábeis
pelo Iesg (Instituto de Ensino Superior de Garça).
De acordo com
o secretário municipal da Fazenda, Adelson Lelis da Silva, a presença do
analista de controle interno é importante principalmente para a melhoria de
relacionamento com outras instituições.
Por diversas
vezes tivemos apontamentos do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo)
devido à falta de aprovação do responsável pelo controle interno nos relatórios
de gestão fiscal, nas prestações de contas das despesas efetuadas pelo regime
de adiantamento, bem como, da falta de encaminhamento dos relatórios de avaliação
financeira e orçamentária.
Com este
profissional – afirma Silva – será realizada de maneira efetiva a fiscalização
contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, além de
acompanhamento dos programas de governo; a avaliação da gestão dos
administradores públicos; além de apoiar o controle externo no exercício de sua
função institucional.
A contratação
do analista de controle interno tem previsão legal nos artigos 70 e 74 da CF Constituição
Federal, no artigo 35 da Constituição Estadual, nas Instruções Consolidadas nº 2
de 2002, artigos 42 e 43, bem como na Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de
2000.
Prefeitura faz estudos para dar
cumprimento à Lei de Informação Pública
A Prefeitura iniciou
estudos para a formulação de regulamentação própria para fornecer informação
pública, conforme prevê o dispositivo legal (Lei Federal nº 12.527/2011), que
entrou em vigor em maio último.
“De acordo com
a Lei Federal, o Executivo terá que disponibilizar informações públicas
pertinentes, mas para isso uma legislação local tem de ser feita, e o poder
público tem de providenciar uma logística para que estes dados sejam
disponíveis para o munícipe”, explica o prefeito Toffoli.
Assim, a
Secretaria Municipal da Administração e outros departamentos da Prefeitura
iniciaram estudos de que forma irão dispor dos dados e a regulamentação do
serviço.
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