sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Educação intensifica ensaios com crianças para festa no Abreuzão


FORMATURA DAS EMEIS
Educação intensifica ensaios com crianças para festa no Abreuzão

Esta marcada para 1º de dezembro (sábado) a formatura dos 2.250 alunos que durante 2012 frequentaram o Infantil II (5 anos de idade), nas 29 unidades escolares - Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emefeis (Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil), além de entidades conveniadas com a Rede Municipal de Educação, tais como o Lar da Criança e Restaurante Infantil.

O tema da formatura deste ano é O Que Faz Você Feliz?! e abordará momentos simples da vida que proporcionam a alegria nos pequenos. Situações felizes como um passeio, o aconchego da família ou um banho de chuva.

De acordo com a secretária de Educação Maria do Carmo Capputti Mazzini, os trabalhos são intensos e os ensaios importantes para que a festa seja realizada com organização e  segurança. “A Formatura é um evento muito esperado por todos e a nossa expectativa é que tenhamos 20 mil espectadores nas arquibancadas do Abreuzão”, afirma a secretária.

Para o prefeito Toffoli, a cerimônia de Formatura é possivelmente a festa pública mais aguardada pela população mariliense. “As pessoas comentam, criam expectativas e gostam de ir ao estádio ver a festa. Este evento é uma tradição de nossa cidade. É uma festa da família que finaliza uma etapa na vida das crianças que passarão no ano seguinte para uma nova fase, nova escola, coleguinhas e professores. Por isso, esta transição deve ser marcada por uma festa desta magnitude”, completa o prefeito.

Uma mistura de ritmos e cores marcará a Formatura. Músicas de Ivete Sangalo, Skank, Tchê Garotos, Biquíni Cavadão, entre outros artistas, entoarão as coreografias e evoluções das crianças no gramado do campo do Mac.

A Formatura é um trabalho conjunto, comandado pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio do Grupamento de Bombeiros, PM (Polícia Militar), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Gaoc (Grupo de Apoio e Orientação à Cidadania), grupo Anjos da Guarda, além das secretarias municipais de Obras Públicas, Serviços Urbanos, Agricultura e Saúde que colaboram na infra-estrutura desde os ensaios até o dia da festa, tanto dentro do estádio quanto nos arredores.


ENSAIOS



Os ensaios acontecem de duas a três vezes por semana no Estádio Municipal Pedro Rojo Lozano Sola (zona Oeste), com uma hora de duração – das 9 às 10 horas-, para que as crianças não fiquem expostas ao sol em horário crítico, mesmo que em horário de verão. “Os alunos são estimulados a usarem bonés ou chapéus e a passarem protetor solar. Eles também têm à disposição água mineral à vontade. Uma ambulância da Saúde acompanha todo o ensaio. Além disso disponibilizamos às crianças banheiros químicos que são constantemente higienizados”, indica Maria do Carmo.

Após o ensaio, os formandos tomam lanche que é recomendado por nutricionistas, para que as crianças possam repor suas necessidades calóricas e minerais. Os alunos fazem a refeição em tendas montadas para abrigá-las do sol, no entorno do Estádio. Alunos das escolas mais próximas tomam lanche na Emei.

Compõem a equipe de organização da Formatura as pedagogas Patrícia Helen Gonçalves Lopes, Elisabet de Azevedo Viana Sulpicio, Carla Paula Dalto Ruiz e Maria Cristina Veloso Costa Ribeiro.

A partir de 20 de novembro os ensaios passam a ser realizados no campo oficial da Formatura, o estádio municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal. A previsão é de que ocorram lá no mínimo cinco ensaios antes da Festa.

            Foto: Mauro Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário