SAÚDE
Marília terá mais uma equipe de Nasf
O projeto de implantação de mais uma equipe do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) apresentado pela Prefeitura de Marília, foi homologado pelo Ministério da Saúde no final de setembro. Agora, o município passará a contar com quatro equipes, garantindo maior resolutividade ao atendimento das 33 ESFs (Equipes de Saúde da Família) implantadas em Marília o que fortalece sobremaneira a qualidade da atenção básica do município.
“Esta é mais uma importante conquista de nossa cidade junto ao governo federal, que vem ao encontro da melhoria do atendimento público em Saúde. Nos últimos meses temos conseguido muitos benefícios que refletirão na melhor assistência da nossa população”, diz o prefeito Toffoli. (veja texto)
“A conquista de mais esta equipe vem qualificar, melhorar e ampliar a abrangência das ações oferecidas pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família, que é referência em atenção básica para 50% da população do município”, afirma o secretário municipal da Saúde, Julio Cezar Zorzetto.
Segundo o membro da equipe técnica gerencial da Estratégia Saúde da Família e apoiador institucional do Nasf, Eduardo Faria, cada Núcleo de Apoio à Saúde da Família é constituído por uma equipe multidisciplinar com profissionais de diferentes áreas do conhecimento como psicólogo, assistente social, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e educador físico, além de uma médica fitoterapeuta que atuam em conjunto com as ESFs, compartilhando e apoiando as práticas desenvolvidas, desde a promoção da saúde até o processo da gestão e desenvolvimento do cuidado
Faria explica que a Atenção Básica à Saúde demanda uma intervenção ampla em diversos aspectos para que se possa ter efeitos positivos sobre a qualidade de vida da população e necessita de um conjunto de saberes para ser eficiente, eficaz e resolutiva.
Desta forma, o Nasf se alicerça em algumas diretrizes relativas à atenção básica como a ação interdisciplinar e intersetorial; educação permanente em saúde; desenvolvimento dos territórios de saúde; integralidade, participação social, educação popular; promoção da saúde e humanização contribuindo sobremaneira para o aumento da resolutividade das ações das ESFs.
A equipe multidisciplinar do Nasf desenvolve diversas atividades relacionadas à saúde mental, reabilitação e saúde integral do idoso, alimentação e nutrição, participação cidadã, atenção integral à saúde da criança e do adolescente, atenção integral à saúde da mulher, práticas corporais e atividades físicas, além de práticas integrativas e complementares.
AÇÕES
No último trimestre – afirma Faria – foram realizadas duas importantes ações de promoção da saúde para toda a população, desenvolvidas pelos profissionais do Nasf no município. O objetivo foi a divulgação e sensibilização da comunidade para hábitos saudáveis, e consequentemente maior qualidade de vida.
“Em julho, foi realizado o Workshop de Alimentação Viva e Consciente que teve como objetivo difundir o uso de alimentos naturais e conhecer formas de ingeri-los para que se tenha melhor aproveitamento das suas propriedades”, lembra o apoiador.
No final de agosto e início de setembro foram realizadas atividades da 1ª Caminhada Viva Marília – Alimentação Saudável + Atividade Física, que teve como objetivo estimular a população para a realização de atividade física e consumo de frutas para a melhoria da qualidade de vida e promoção do bem-estar.
Na última quinta-feira de agosto, os visitantes da feira noturna Pôr-do-Sol, contaram com uma ação de orientação sobre hábitos alimentares saudáveis com avaliação do índice de massa corpórea pelos nutricionistas e educadores físicos do Nasf, onde foram realizadas também atividades de macroginástica como forma de divulgar e convidar a população para a caminhada, realizada em 1º de setembro.
No dia da Caminhada, a ação contou também com apoio de estudantes de Educação Física da Unimar (Universidade de Marília) e diversos outros parceiros para a realização das atividades de alongamento, tai-chi chuan, macroginástica e propriamente a caminhada.
“Além das atividades físicas, o evento proporcionou a integração e socialização entre os grupos existentes nas unidades de Saúde para o desenvolvimento de práticas que favoreçam o bem-estar físico e mental”, destaca Faria.
Fotos: Mauro Abreu
Caminhada Viva Marília
Marília tem recebido vários aportes do governo federal
Marília tem sido referência em Saúde pública no país e devido ao trabalho desenvolvido na atenção aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), o município tem conquistado diversos aportes e projetos junto ao Ministério da Saúde, que vem melhorar a estrutura e a qualidade do atendimento oferecido à população.
“O governo da presidenta Dilma tem nos dado suporte para a melhoria de atendimento em Saúde, pois o Ministério da Saúde vem reconhecendo o trabalho que é desenvolvido aqui. São projetos e incentivos para que Marília possa oferecer atendimento primário de maior qualidade”, diz o prefeito Toffoli.
O chefe do Executivo lembra que Saúde é uma das prioridades da Administração. “A gente sabe que mesmo tendo índices do Ministério que confirmam a qualidade da Saúde e nós precisamos avançar mais, pois a demanda é sempre crescente. Inclusive sabemos que o próprio Nasf, mesmo com a quarta equipe recentemente aprovada pode e deve ser ampliado em pelo menos mais duas equipes para melhorar ainda mais o atendimento oferecido pelas equipes de Saúde da Família”, afirma Toffoli
O prefeito lembra que recentemente Marília é o terceiro município que mais receberá recursos no Estado de São Paulo oriundos do governo federal para investimento em qualidade de atenção básica desenvolvida nas Unidades de Saúde.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Julio Cezar Zorzetto, 16 equipes da ESF (Estratégia Saúde da Família), que aderiram ao PMAQ-AB (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica), tiveram avaliação satisfatória do Ministério da Saúde dentre àquelas que foram avaliadas, e receberão recursos do incentivo de qualidade da atenção básica, o que demonstra grande qualidade das equipes de Saúde da Família do município.
A comissão de avaliadores do Ministério da Saúde esteve no município de 2 a 13 de agosto, quando visitaram todas as 16 equipes de Saúde da Família inscritas no Programa. Foram realizadas entrevistas com usuários das Unidades de Saúde e com os profissionais de saúde, para análise da organização do processo de trabalho desenvolvido.
“Este é o reconhecimento da população pelo serviço que é prestado pela Secretaria Municipal da Saúde. Os usuários também participaram da avaliação feita pelo Ministério”, ressalta Toffoli.
Outro benefício oriundo do governo federal, divulgado em junho, foi a aprovação de duas Academias da Saúde, que deverão ser instaladas no Jardim Teruel (zona oeste) e Jânio Quadros (zona norte). Cada projeto, avaliado em cerca de R$ 500 mil terá uma quadra poliesportiva, quisoque de convivência, além de academia ao ar livre e academia de ginástica coberta e devidamente equipada com aparelhos específicos.
Também no primeiro semestre, Marília se destacou no cenário nacional. O município foi apontado como o 7º melhor do Brasil e o 2º do seu grupo no Estado de São Paulo no IDSUS (Índice de Desempenho do SUS - Sistema Único de Saúde), levantamento realizado pelo governo federal sobre o desempenho do atendimento de Saúde dos municípios brasileiros, no qual foram avaliados 24 indicadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário