sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Prefeitura celebra convênio para prevenção de DSTs, aids e hepatites

SAÚDE


Prefeitura celebra convênio para prevenção de DSTs, aids e hepatites

Recursos de manutenção do programa são oriundos do governo federal;

serviço em Marília é referência nacional




A Prefeitura de Marília firmou convênio com a ALGBT (Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais da Cidade de Marília) para a execução do programa Previne Marília, que será custeado pelo Ministério da Saúde e que tem por objetivo orientar e prevenir populaçõão em geral e seguimentos com maior vulnerabilidade em contrair DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), HIV/Aids e hepatites.



A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (4), na sede da SMS (Secretaria Municipal da Saúde), e contou com a presença do prefeito Toffoli, do secretário municipal da Saúde, Julio Cezar Zorzetto, do presidente da ALGBT, Thiago Sabatine, do coordenador do Programa de Municipal de Prevenção de DSTs, Aids e Hepatites, Boris Ribeiro de Magalhães, além de vários coordenadores e supervisores da SMS.



De acordo com Zorzetto, o programa desenvolvido pela ALGBT, retoma o serviço de prevenção e atenção a populações mais vulneráveis a estas infecções, principalmente no período noturno, e que estava desativado havia nove meses.



“Este atendimento era desenvolvido desde 2004, em parceria com a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Nescap (Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, Assessoria e Pesquisa), e em 2006 foi reconhecido nacionalmente quando foi apresentado na 6ª Expoepi (Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças), em Brasília (DF).



Toffoli comenta que o desafio do Programa e da ALGBT é grande. “É extremamente importante este trabalho para a população do município e seus segmentos vulneráveis no intuito de sinalizar para orientação necessárias, para que possamos reduzir a transmissão dessas doenças. Educar, conscientizar e promover o atendimento digno e de respeito é desafiador, ainda mais que o município já contava com serviço reconhecido no Brasil inteiro. Desejo sucesso neste programa. Estamos no topo, e temos que nos manter no topo”, afirma o prefeito.



Sabatine diz que a proposta do Previne Marília é ampliar “não somente o acesso ao SUS (Sistema Único de Saúde) para o diagnóstico, tratamento e assistência aos portadores do HIV/aids e outras DST e reduzir a incidência da infecções, mas promover a prevenção e os direitos humanos com ações diretas sobre a população em geral e segmentos: profissionais do sexo feminino e masculino; usuários de drogas; homens que fazem sexo com homens; transgêneros, travestis e transexuais; crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade acrescida; homens e mulheres heterossexuais; e pessoas vivendo com HIV e aids”.



O presidente da ALGBT diz que o convênio vem fortalecer a entidade, que não possui fins lucrativos, e que nestes quase três anos de existência vem realizando trabalho importante em Marília, inclusive em parceria com a Prefeitura quando da campanha Marília Contra a Homofobia. Em Defesa da Cidadania!, que consistiu na sensibilização da população sobre os efeitos danosos da homofobia, divulgação de informações a respeito de garantias jurídicas, serviços de proteção aos direitos e políticas públicas voltadas para a população LGBT, e visou principalmente promover a não discriminação e valores que trazem o respeito no viver comum ao cenário do debate local.



Magalhães, por sua vez, relata que “a ação do Previne Marília é imprescindível para o sucesso do Programa Municipal de Prevenção de Prevenção de DST, Aids e Hepatites, pois será um trabalho alicerçado numa visão holística que une a atenção digna na assistência à saúde, o respeito à diversidade, e a garantia de direitos de todos os cidadãos. Isso é garantir melhor atendimento e mais qualidade de vida à população”.





Fotos: Lígia Martin Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário