Beneficiados ficarão em liberdade vigiada por uma semana; pela primeira vez, detentas da cadeia de Vera Cruz também terão direito a saída temporária, que começa na sexta
Na próxima sexta-feira (11), às 6h, cerca de 600 detentos recolhidos nas unidades prisionais de Marília e região serão beneficiados pela saída temporária de Dia das Mães, a primeira saidinha do ano. Liberdade vigiada vai durar uma semana.
Número oficial só será divulgado pela VEC de Marília (Vara de Execuções Criminais) no dia anterior ao início do benefício. O órgão abrange os presos das penitenciárias de Marília, Álvaro de Carvalho e Getulina, além dos reeducandos do CR (Centro de Ressocialização) e da cadeia feminina de Vera Cruz. Será a primeira vez que as mulheres terão direito a saidinha, previsto na Lei de Execuções Penais.
Novamente haverá monitoramento eletrônico através de tornozeleiras, porém, apenas os presos de Álvaro de Carvalho e Getulina receberão o dispositivo, segundo informou a assessoria de imprensa da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária).
Durante o período de liberdade provisória, os presos ficam proibidos de frequentar bares, lanchonetes, boates, casas de jogos, entre outros locais considerados de ‘reputação duvidosa’. Devem permanecer no endereço informado e só podem sair às ruas entre às 6h e 19h. Viagens, apenas com autorização prévia.
Polícia Civil e Militar recebem listagem dos presos beneficiados e seus respectivos endereços. Durante todo o dia, são feitas checagens. Quem for flagrado infringindo alguma das regras perde instantaneamente o benefício.
No Dia das Mães do ano passado, 475 detentos foram liberados pela VEC, sendo que 35 não voltaram dentro do prazo pré-determinado, que representou índice de evasão de 7,3%. Um dos menores índices registrados aconteceu justamente na última saidinha, de Natal e Ano Novo, quando 514 presos foram liberados e 35 não retornaram, ou 4,5%. Veja mais números no infográfico acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário