quarta-feira, 6 de março de 2013

“É uma doença grave, cujo tratamento é longo", destaca Secretário da Saúde Márcio Travaglini, sobre a tuberculose


Secretaria da Saúde promove campanha de alerta à Tuberculose
                                                        


Março é mês de alerta á Tuberculose.  Entre os dias 4 e 17, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília está promovendo uma campanha de busca de novos casos. Todas as unidades estão realizando exames preventivos e divulgação de informações sobre a gravidade da doença.
Ao contrário do que muita gente pensa, a Tuberculose não é uma doença do passado. Ela continua a atingir a sociedade moderna com consequências  que podem levar o paciente à morte. A Tuberculose Pulmonar é a forma mais freqüente da doença, no entanto, o bacilo pode afetar outras partes do nosso organismo como laringe, ossos, pele, glânglios linfáticos, intestinos, rins e até o sistema nervoso.
Muitos especialistas afirmam se tratar da doença infecto-contagiosa que mais provoca mortes no Brasil. É transmitida de pessoa para pessoa pela tosse e espirro.“É uma doença grave, cujo tratamento é longo. É fundamental levar informação à população e realizar esses exames para buscar novos casos, visando iniciar o combate imediatamente. Daí a importância do nosso trabalho em Marília, afirmou o secretário da Saúde, Márcio Travaglini.
Além da busca de novos casos em todas as unidades de saúde,  o trabalho está sendo realizado também  em instituições fechadas como Mansão Ismael, Asilo São Vicente de Paulo, Hospital Espírita, Casa do Caminho e Fumares.
O principal sintoma da tuberculose é tosse intensa por mais de duas semanas, além da produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no tórax, falta de apetite e emagrecimento.
É fundamental seguir à risca o tratamento e não suspender a medicação antes do prazo previsto. O tratamento tem variação de seis meses a um ano. O abandono da ingestão dos medicamentos pode levar à complicações graves e até á morte.
A desnutrição, o uso de drogas ilícitas e o alcoolismo podem provocar a Tuberculose e suas complicações. Familiares ou pessoas próximas dos infectados precisam ser orientados a tomar certos cuidados para evitar o contágio.
A aplicação da vacina BCG está no calendário público de vacinação em crianças.



Assessoria de Imprensa
Fotos Wilson Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário