sexta-feira, 15 de março de 2013

Novos empresários investem R$ 2,8 milhões na economia mariliense somente em janeiro, aponta SDET



Dados extraídos do relatório de abertura de novas empresas na cidade de Marília, a partir das informações coletadas pelo Centro de Pesquisas e Informação (CPI), criado e instalado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDET)-, apontam crescimento e bons indicadores para este primeiro semestre. Em fevereiro, o número de empresas abertas superou em 8% os apontamentos do mês anterior.
Foram constituídas 226 empresas, ante as 209 abertas em janeiro. Do total de constituições apontadas no segundo mês do ano, 74 foram compostas por Firma Empresário (antiga modalidade de firma individual), e também EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Ltda. e Sociedades Comerciais, além das 152 inseridas como Micro Empreendedores Individuais (MEIS), o que representa uma média de 12 empresas constituídas por dia útil no mês. Em janeiro a média foi de 9,5/dia.
As 74 empresas abertas tiveram um aporte de capital de R$ 2.875.118,00, o que significou um aumento em torno de 85% comparado a janeiro. Esta injeção de recursos na economia local precisa ser comemorada, tendo em vista que a competitividade entre os municípios para atração de novos negócios é muito acirrada.
Descentralização - Outro ponto importante é a distribuição e localização geográfica das empresas. Segundo o levantamento da SDET, as empresas constituídas foram distribuídas na seguinte ordem: 35% na zona central; 25% na zona norte, 25% na zona sul, 7,5% na zona leste e 7,5% na zona oeste. “Ao avaliarmos esta distribuição, percebemos que o comércio fora do eixo central está se fortalecendo e estes indicadores podem ser utilizados, por exemplo, na orientação e elaboração de novos negócios”, argumentou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ivan Evangelista Jr.
As zonas leste e oeste estão em franco desenvolvimento e tendem a ser as novas frentes de investimentos da cidade, principalmente no setor de serviços e comércio. Uma avaliação rápida mostra o crescimento das áreas residenciais e a instalação de novos condomínios. “Se há uma maior concentração de pessoas em determinada região, a demanda por uma estrutura de serviços e de pequenos comércios cresce na mesma proporção. Nestas áreas que estão as grandes oportunidades para os varejos de frutas e verduras, para os salões de beleza, panificadoras, consertos domésticos, reformas de roupas, transporte, lotéricas com postos de recebimentos de contas, serviços de marmita, oficinas mecânicas, academias de ginástica, consultórios dentários, entre outros”, destacou.

MEIS - Tanto é verdade esta constatação que 152 empreendedores tomaram a decisão de sair da informalidade e instalaram formalmente o seu próprio negócio na modalidade MEIs – Micro Empreendedor individual. Agora, eles fazem parte das estatísticas oficiais do país, contribuem para o crescimento e desenvolvimento da cidade e, também, terão o direito aos benefícios da formalidade, como, por exemplo, a contagem do tempo para a aposentadoria, o acesso às linhas de crédito, de fazer parte de associações e entidades que defendem seus direitos, entre outras.
Segundo avaliação da equipe da SDET, nos próximos meses a tendência do quadro de novos empreendimentos é manter o mesmo desempenho, tendo em vista a dinâmica que a cidade vive, atuando como centro de operações de uma série de eventos e atraindo consumidores de outras cidades, num raio de até 80 km.
A expansão da rede hoteleira e opções de lazer, o número de prédios em construção, o número de novos condomínios residenciais que estão sendo comercializados e edificados, o aumento na quantidade de veículos que circulam pelas ruas da cidade, o fato dos estacionamentos e pátios de supermercados estarem quase sempre com lotação completa, a instalação e oferta na cidade, de novos cursos superiores e de especialização, criando um núcleo de profissionais gabaritados que são absorvidos pela indústria e pelo comércio local, a crescente realização de eventos de porte, oriundos de vários segmentos (esporte, saúde, economia), são alguns sinais de que o município tem atraído cada vez mais pessoas e investidores, pela condição geográfica privilegiada, pela boa estrutura de logística operacional e também pela liderança política que a cidade representa no estado e no Brasil. 
A equipe da SDET se coloca à disposição dos empreendedores e novos empresários para orientações técnicas e empréstimos, disponíveis através do Banco do Povo, uma importante fonte de financiamento para quem está iniciando ou mesmo para aqueles que têm a intenção de ampliar seus negócios. Mais informações pelo telefone 3402-4434 ou pessoalmente, na Rua Olavo Bilac, 359, no horário das 8h às 17h30.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário