terça-feira, 16 de abril de 2013

CRAS : Prefeitura inaugura 5a. unidade. Atendimento para situações de extrema vulnerabilidade e risco social



Diversas atividades socio-recreativas são desenvolvidas pelo CRAS

Prefeitura inaugura CRAS na zona Sul este mês

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência, inaugura este mês a quinta unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Marília, desta vez, na zona Sul da cidade, bairro que conta com aproximadamente 75 mil habitantes. A data oficial ainda não foi definida. Atualmente a cidade conta com atendimento do Cras na Vila Coimbra, Santa Antonieta, Leonel Brizola e uma unidade no distrito de Rosália.

A expectativa da secretaria de Assistência é abrir nos quatro anos de governo, mais três Centros de Referência de Assistência Social.

O Cras é uma unidade pública descentralizada de política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do SUAS (Sistema Único e Assistência Social). Com isso, a cidade ultrapassa o mínimo preconizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Pelo porte de Marília, a cidade se encaixa no mínimo de quatro Cras, para cem a 900 mil habitantes.

Os Centros de Referência visam uma descentralização da secretaria. São implantados em áreas de maior vulnerabilidade e risco social, destinados ao atendimento socioassistencial de famílias.

Conforme explicou o responsável pela pasta, Hélio Benetti, o Cras é um serviço que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social, através de oficinas, cursos e apoio psicossocial. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira e contam com uma equipe técnica formada por um psicólogo, dois assistentes sociais e um profissional que compõe o SUAS e quatro técnicos com nível médio.

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.





Assessoria de Imprensa                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário