quarta-feira, 3 de abril de 2013

Vice-prefeito Serjão abre I Pré Conferência


Saneamento básico tem intenso debate na pré-conferência


A primeira pré-conferência da cidade realizada nesta terça-feira à noite no Centro Cultural provocou um intenso debate sobre o tema saneamento básico. Os secretários do Planejamento Urbano, Valdemir Pimentel; dos Serviços Urbanos, Avelino dos Santos Modelli e do Meio Ambiente, Leonardo Sanches Mascarin, além do diretor técnico do DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília), João Carlos Polegato, expuseram e discutiram com os presentes questões ligadas ao abastecimento de água, tratamento do esgoto e destinação do lixo em Marília.
O evento teve três horas de duração e foi considerado muito positivo pela comissão coordenadora. “Foi altamente proveitoso e daqui já sai a primeira pauta para a conferência principal, no dia 9 de maio. Fico plenamente satisfeito com o nível do debate”, comentou o secretário Valdemir Pimentel, coordenador geral.
No total, os presentes apresentaram 30 sugestões que agora serão avaliadas pela comissão organizadora, com objetivo de definir a pauta sobre saneamento para o evento do dia 9.
O vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho destacou que a meta é ter uma cidade com mais qualidade de vida. “O planejamento administrativo é fundamental, porém, é preciso que haja a união com vários segmentos e lideranças da comunidade para se colocar em prática as idéias. Com isso, toda a população vai ganhar”, comentou. Ele representou o prefeito Vinícius Camarinha, que estava em Brasília, cumprindo agenda. Aliás, Vinícius disse ter ficado satisfeito com o interesse dos marilienses em debater um tema tão importante. “No gabinete da Presidência da República, fui reivindicar recursos para melhorar a infraestrutura exatamente da pauta discutida”, comentou.
A mesa principal foi composta por Sérgio Lopes Sobrinho, vice-prefeito; Luiz Eduardo Nardi, presidente da Câmara Municipal; Sérgio Nechar, secretário de Governo; Vera Lúcia Novais, representando a Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo; Vandir Almeida, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Marília; Maurício Rezende, vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, regional de Marília; Darci Bueno da Silva, presidente do Conselho Municipal de Política Urbana e Valdemir Pimentel, secretário de Planejamento Urbano.
Os vereadores Sônia Tonin, Cícero da Silva, José Bassiga e Sílvio Harada também estiveram presentes.

A próxima pré-conferência irá acontecer na próxima terça-feira, às 19 horas, no Centro Cultural. O tema será “Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial.” O debate vai abordar parcelamento e uso do solo urbano, lei do zoneamento, desdobro e verticalização.
Mobilidade urbana, malha viária, ciclovias, transporte coletivo e passeio público serão debatidos na noite de 16 de abril. A última pré-conferência irá acontecer dia 23, sobre Plano Diretor e desfavelamento. No dia 9 de maio, também no Centro Cultural, será realizada a 5ª Conferência Municipal da Cidade de Marília. Nesse encontro será definida a proposta de Marília para o evento estadual, em julho.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário