quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vice Serjão : nossa meta é transformar Marília

Vice-prefeito Serjão entre lideranças comunitárias participantes do evento


Mobilidade urbana é tema de reunião no Centro Cultural


Realizada nesta terça-feira mais uma reunião preparatória para a 5ª Conferência municipal da Cidade, marcada para o dia 9 de maio. Dessa vez o tema foi mobilidade urbana, envolvendo o transporte coletivo, malha viária, ciclovias e passeio público.

O evento, realizado no Centro Cultural “Ezequiel Bambini”, foi aberto pelo vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho que destacou a importância do debate e o empenho do prefeito Vinícius Camarinha visando atender a expectativa da população. “Nossa meta é transformar a cidade, dentro de um planejamento com base na realidade financeira do município”, destacou.

Um dos palestrantes foi o arquiteto urbanista Marco Aurélio de Oliveira Garcia, vindo da capital paulista. “Cada vez mais o tema exige o envolvimento da população, desde o levantamento dos problemas até o planejamento de alternativas para a implantação dos instrumentos urbanos. Elogio a Prefeitura de Marília pela organização do evento, porque o objetivo é sempre uma cidade melhor. Para isso, é preciso uma legislação dinâmica, sendo cumprida à risca, para a curto e a médio prazo buscar soluções , acompanhando o crescimento da cidade. Isso envolve a sinalização de trânsito, trafegabilidade dos veículos , segurança dos pedestres e um transporte coletivo melhor. Também é fundamental manter esses instrumentos atualizados, acompanhando o crescimento da área urbana”, comentou Marco Aurélio.

O engenheiro de tráfego Carlean Batista de Oliveira, também de São Paulo, destacou que o número de veículos no país está crescendo num ritmo impressionante. Por isso, é preciso investimento em tecnologia para um fluxo melhor. “É preciso planejar a mobilidade urbana, envolvendo os veículos e pedestres. As medidas precisam satisfazer as necessidades”, afirmou.

A arquiteta urbanista da Prefeitura Municipal, Valéria de Melo Viana, abordou em sua palestra, a acessibilidade, como as calçadas. “Esse é um tema muito importante e de grande responsabilidade. O debate visa buscar solução para que tenhamos a condição técnica ideal visando beneficiar a população, a começar pelas pessoas com deficiência física e os idosos”, afirmou.

A Polícia Militar esteve representada no evento pelo capitão Denílson Evangelista. “Gostei da presença de pessoas representando vários segmentos e do debate comandado por arquitetos e engenheiros especialistas no assunto. A Polícia Militar está envolvida no tema mobilidade urbana, em especial no trânsito, onde tem ocorrido uma integração dinâmica com a Emdurb. O objetivo é sempre a segurança da população, evitando-se acidentes e mortes”, disse o capitão.

Já Cléber Pinha Alonso, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano, destacou o aspecto democrático da reunião. “Esperamos que a curto prazo esse debate se transforme em resultado prático, solucionando os problemas do nosso trânsito. A contratação do engenheiro de tráfego Rogério Alves é mais um passo dado pela administração do prefeito Vinícius nesse sentido.

Já foram realizadas três reuniões visando definir a pauta para a Conferência da Cidade, em maio. Além da mobilidade urbana, os temas discutidos até agora foram abastecimento de água, coleta e destinação do lixo, tratamento do esgoto, lei de zoneamento, desdobro e verticalização. Na próxima terça-feira, dia 23, na última pré-conferência, também no Espaço Cultural, estará em debate a construção da política e do sistema municipal de desenvolvimento urbano, incluindo-se o Plano Diretor e o desfavelamento.

O secretário de Planejamento urbano, Valdemir Pimentel, agradeceu a presença dos participantes, lembrando que a conferência tem como meta a valorização e qualidade de vida. “Por isso, é fundamental a participação de todos. Estamos abertos para somar”, enfatizou

A pré-conferência desta terça-feira, teve o acompanhamento da presidente da Facesp( Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo). Ela recebeu o certificado de “Visitante Ilustre de Marília” das mãos da vereadora Sônia Tonin, vice-presidente da Câmara Municipal. “Essa é a segunda vez que venho à cidade. Gosto muito de Marília e destaco a organização de um evento desse porte. O importante é o debate dos problemas e soluções por parte da sociedade. Quem muda a cidade é a própria população”, disse Maria José.

Ela estava acompanhada da diretora regional da Facesp, Vera Lúcia Novaes, que valorizando a importância do debate para se buscar mais qualidade de vida, à começar pelas famílias carentes.

Também estiveram presentes à reunião os secretários Sérgio Antonio Nechar, de Governo, Trabalho e Inclusão; Leonardo Mascarin, do Meio Ambiente, além dos vereadores Cícero Carlos da Silva e José Bassiga.


Assessoria de imprensa

Foto divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário