quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DEPOIS DA AVENIDA DAS ESMERALDAS, RIO BRANCO E SAUDADE RECEBEM PODA DE ARVORES




Meio Ambiente faz poda preventiva

No início da semana, o grupo de funcionários realizou a poda nas árvores que ficam ao longo da Avenida das Esmeraldas, via de grande fluxo de veículos e pessoas, que usam o local para fazer caminhadas.

Mascarin informou que após o trabalho nas Esmeraldas, a equipe seguirá para as avenidas Rio Branco e a da Saudade. Nos canteiros dessas vias os coqueiros também recebem o trabalho de manutenção e corte. "Após concluir esse trabalho, vamos fazer um mutirão bairro a bairro com as equipes", afirma Leonardo.

Funcionários da Secretaria do Meio Ambiente também estão trabalhando nas escolas estaduais e Emeis da cidade. A intenção é fazer a poda preventiva das árvores até o fim de janeiro, antes do início do período letivo. Os postos de saúde vão receber o mesmo trabalho. "É importante destacar que a manutenção segue um planejamento e toda cidade irá receber o serviço, assim como os prédios públicos, mas nesse primeiro momento a prioridade são as vias públicas, escolas estaduais e municipais e os postos de saúde", destacou o secretário.

Depois de 17 dias frente à pasta, Leonardo Mascarin lembrou que por toda a cidade existem aproximadamente mil requerimentos de podas. Pedidos da própria população. Segundo ele, o trabalho ficou acumulado e agora precisará ser analisado caso a caso pelos engenheiros. "São muitas solicitações que entram diariamente na secretaria. Anotamos e passamos à equipe responsável, que vai analisar a necessidade e urgência da poda. Após isso, ele entra no cronograma, dentro da nossa capacitação técnica, a gente busca adequar o trabalho o quanto antes", lembrou.

Uma das prioridades do novo secretário é instalar no município uma equipe própria que faça a coleta do resíduo florestal e dê o destino correto a ela. Segundo Leonardo, ao invés dos galhos serem lançados no meio ambiente, serão coletados e passarão por uma trituração, gerando um subproduto da poda que poderá ser utilizado na compostagem e na doação para instituições que usam o pó da madeira para queima em forno. "O resíduo florestal é um problema hoje para o município e por isso temos a ideia de reaproveitar esse material para ser aplicado em outras frentes".

O trabalho desenvolvido pela secretaria do Meio Ambiente recebe a parceria da secretaria de Serviços Urbanos, que cede os caminhões para fazer a coleta dos galhos.


Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário