As Emeis, escolas municipais de educação infantil, ‘Bem te Vi’, no CDHU, Bairro Nova Marília, e ‘Criança Feliz’, no Bairro Santa Antonieta foram premiadas nesta segunda-feira em São Paulo pelo Instituto Brasil da Cidadania. A entrega ocorreu na Estação Julio Prestes do Metrô, centro da capital paulista.
A Emei ‘Bem te Vi’ foi homenageada em razão do projeto desenvolvido pela professora Rosália Francisco dos Santos, a coordenadora Elaine Maria Merlo Leme da Silva e a diretora Dariza Aparecida Motta Fernandes. O tema é a Ludicidade, tendo por base a educação inclusiva.
Foi uma iniciativa da inclusão de um aluno de quatro anos de idade, portador de deficiência visual devido a retinopatia da prematuridade. Tratam-se de lesões não inflamatórias da retina ocular, afetando gravemente a visão. A causa, segundo a medicina é o crescimento desorganizado dos vasos sanguíneos. Quanto mais prematuro e menor o peso do bebê, maiores as possibilidade de alterações na retina da criança.
Após um acompanhamento profundo, as educadoras chegaram ao resultado de que a ludicidade é a melhor forma de aprendizado deste aluno, em conjunto com os demais, respeitando-se as necessidade e dificuldades individuais.
Foi assim que a professora Rosália Francisco dos Santos planejou e confeccionou materiais pedagógicos customizados, como texturas, tamanhos e formas. Isso favoreceu a exploração sensorial. Houve assim a valorização da autonomia deste aluno, com conceitos de lateralidade e a cooperação de outros colegas, sempre prestativos em ajudar como guias condutores.
A confiança e os laços afetivos entre o aluno e os colegas, a professora e a estagiária Adriana foram fundamentais para o progresso da criança.
Já a Emei creche Criança Feliz recebeu uma homenagem especial em razão do projeto que teve como tema “Inclusão e Diversidade”. O título desenvolvido pelas crianças de cinco anos, do período da tarde, foi: ‘Eu e você: nós diferentes, mas não desiguais’. Trata-se da inclusão, com respeito, atendimento e reconhecimento da diversidade existente nas escolas. “Exploramos a valorização e favorecimento da inclusão social dos educandos com necessidades especiais, envolvendo a comunidade nas discussões, decisões e busca de resoluções de problemas para participação e cooperação na vida escolar. As atividades contemplam o respeito às diferenças sociais, culturais, físicas, intelectuais, da cor da pele, de sexo e religião. Há um envolvimento marcante com as famílias”, explicou a diretora Silvania Granciero Cruz.
O prêmio “Construindo a Nação” tem por objetivo destacar, valorizar e divulgar ações que as escolas realizam com a presença ativa dos alunos no diagnóstico e ações práticas da solução de questões onde a comunidade está envolvida.
O prêmio visa valorizar o papel do educador na formação cidadã do aluno, estimulando-se o envolvimento dos demais colegas e da comunidade.
Atualmente, o Instituto da Cidadania Brasil é presidido pelo jornalista Paulo Saab.
Na solenidade, outra escola de Marília premiada foi o CEEJA (Centro de Educação Estadual de Jovens e Adultos), localizado na Rua 24 de dezembro. A homenagem foi devido ao projeto “Horta da Leitura”, que visa estimular a ação de ler.
Assessoria de Imprensa
Fotos: divulgação
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