Depois de 18 anos, Marília garante representação estadual em Comitê de Saneamento e Recursos Hídricos
Aos poucos e com muita determinação, prefeito Vinicius recoloca Marília no centro politico do estado. |
Eleito presidente do Conselho Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Vinicius irá representar mais de 120 municípios inseridos nas Bacias Aguapeí e Peixe e Baixo Tietê
Instalado há 18 anos, o Comitê de Bacias Hidrográficas conta, pela primeira vez, com a participação efetiva de Marília. Através da titularidade e da escolha pelos prefeitos que compõem os municípios das Bacias Aguapeí e Peixe e Baixo Tiete, o Prefeito Vinicius Camarinha passa a representar mais de 120 cidades no Conselho Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos. A eleição foi realizada ontem, no auditório do Alves Hotel. O evento contou com a presença do secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni.
O Conselho tem o papel de aprovar o Plano Estadual de Recursos Hídricos e deliberar assuntos relativos à formulação, implantação e acompanhamento da Política Estadual de Recursos Hídricos e seus instrumentos.
De acordo com o secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni a participação dos municípios é de fundamental importância, já que são eles o elo entre as cidades e o governo do Estado. “Aqui, particularmente, fico muito feliz de acompanhar o entusiasmo do Prefeito Vinícius na busca pela recuperação e participação de Marília no que diz respeito ao saneamento e recursos hídricos. O Comitê é um grande fórum com recursos garantidos. Cada prefeitura tem sua demanda. A participação dos municípios é imprescindível para que cada um possa discutir conjuntamente suas necessidades”, comentou.
Durante o evento o responsável pela pasta adiantou que a secretaria do Estado irá ajudar os municípios na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico que tem como objetivo a universalização do serviço público, com serviços e produtos de qualidade.
Abrange os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais, apresentado para discussão e aprovação pelo Município, conforme previsto na Lei Federal Nº 11.445/07.
Através da secretaria municipal do Meio Ambiente a Prefeitura de Marília garantiu também a representação na Câmara Técnica de Planejamento e Avaliação e na Câmara Técnica de Educação Ambiental.
Para o Prefeito Vinícius Camarinha, com participação do município no comitê e a representação dos mais de 120 municípios no Estado, Marília começa a resgatar sua credibilidade política, moral e ética. Desde o início da gestão, Marília já recebeu por duas vezes a visita do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e de outros sete secretários estaduais. “A cidade vive um momento importante. Essa presença do Estado e do governo Federal é muito importante para recuperarmos o tempo perdido e os investimentos necessários para colocar a cidade em ordem”, frisou.
Vinícius ressaltou ainda que atual Administração, apesar das dificuldades enfrentadas, com dívidas de mais de R$ 230 milhões, herdadas da gestão anterior, retoma as obras de esgoto, quebrando um tabu de anos. “Acertamos a questão burocrática e já na próxima semana, estaremos liberando a ordem de serviço para o início das obras do tratamento e afastamento de esgoto que hoje, infelizmente, é jogado in natura nos nossos rios”, afirmou.
Para o diretor do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, Denis Araújo, a participação de Vinícius no Comitê coloca Marília dentro de um movimento de fortificação regional. “Marília não poderia ficar fora desse movimento. Essa ausência durante 18 anos gerou um enfraquecimento político no processo de encaminhamento e aprovação de projetos. Com certeza, a partir de agora, inicia um novo momento, mudando a imagem do município”, disse.
Presente ao evento o Prefeito do município de Caiuá, Cícero Paulino Sobrinho, exaltou o trabalho do Prefeito Vinícius e a busca constante do Chefe do Executivo em trabalhar em parceria com os pequenos municípios. “Sou prefeito pela quarta vez e nunca vi ao longo desses anos um prefeito e nunca vi um prefeito ter a coragem de lutar junto com os pequenos municípios. Os grandes municípios têm condições de caminhar sozinho, já os pequenos não têm”, ressaltou.
Conforme destacou o Prefeito Vinícius Camarinha a indicação no Comitê estadual é mais uma responsabilidade que a Administração assume junto com os 120 prefeitos que compõem a Bacia Hidrográfica Aguapéi e Peixe. “Quero ajudar e Marília têm um potencial extraordinário para auxiliar os pequenos municípios. Precisamos tratar com prioridade a questão do saneamento básico. Marília nunca participou efetivamente do Comitê. Essa é uma inserção positiva. Quero estar presente em qualquer movimento e qualquer atividade que possa trazer benefícios para nossa cidade”, concluiu.
Fotos José Potiguara
Nenhum comentário:
Postar um comentário