terça-feira, 26 de março de 2013

Ouvidoria da Prefeitura : o cidadão como fiscal da administração



Um balanço positivo. Assim foi avaliação do primeiro dia de funcionamento da Ouvidoria da Prefeitura Municipal. Foram 51 acessos nesta segunda-feira, via telefone ou e-mail. Metade reivindicando a manutenção da cidade, como tapa buracos, capinação de terrenos, melhoria da iluminação pública, conserto de vazamentos na rede de água, poda de árvores e melhoria da sinalização de trânsito.

Os dados mostram que o prefeito Vinícius Camarinha acertou em colocar em prática o mutirão “Mãos à Obra”, enfrentando exatamente esses problemas.

Segundo Rodolfo Tonini Pinheiro da Silveira, coordenador de administração, responsável pelo serviço, o balanço é positivo. A ouvidoria receberá através de ligações anônimas ou nominais denúncias, sugestões e reclamações. Os contatos serão gratuitos e poderão ser feitos por celular. “Quando o serviço é acionado, imediatamente ocorre um cadastro. O solicitante recebe o número do protocolo e é informado que haverá o esforço para a solução da reivindicação em até 20 dias. Vai depender do agendamento pela secretaria responsável, Daem, Codemar ou Emdurb. As sugestões ou denúncias serão encaminhadas ao gabinete”, explicou.

De acordo com o prefeito Vinícius Camarinha, a Ouvidoria será fundamental para dar voz à população. “O cidadão vai atuar como fiscal da Administração”, afirmou. Através dela, o munícipe poderá deixar sua mensagem que será encaminhada a pasta pertinente. Um relatório com todas as queixas e sugestões será encaminhado semanalmente ao chefe do Executivo, para os encaminhamentos necessários. “A Ouvidoria será essencial para ajudar a Administração. Hoje o cidadão tem dificuldade de reclamar, de sugerir. Com a Ouvidoria, a população terá um canal direto com o poder público. O fundamental vai ser o encaminhamento da solução dos problemas. Isso vai dar credibilidade para o serviço. ”, disse.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h30 e o número de contato da Ouvidoria é o 0800 7766111. O e-mail é ouvidoria@marilia.sp.gov.br.

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