Congresso de secretários da Saúde: Márcio Travaglini foi destaque
Márcio Travaglini é destaque em Congresso de Secretários Municipais de Saúde ao falar sobre Marília |
Foi encerrado nesta sexta-feira em São Bernardo do Campo, o XVII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O evento foi realizado de 4 a 8 de março, tendo como tema “ Desafios da gestão municipal do SUS, na perspectiva dos pequenos, médios e grandes municípios”.
Entre palestras e debates, um dos destaques foi o secretário municipal da Saúde de Marília, Márcio Travaglini. Aos presentes , ele falou que os desafios se dividem em três tópicos: estrutura, desenvolvimento e compromisso de gestão; o protagonismo político regional e a necessidade de articulação com os aparelhos formadores. “Alguns estudiosos do assunto já acreditam que municípios com mais de 200 mil habitantes reproduzem a complexidade de cidades de grande porte. Na verdade, existe a necessidade de articulação com a rede, após um planejamento”.
Travaglini enfatizou o papel político dos gestores, destacando que os municípios de médio porte precisam compor com os pequenos. “Muitas cidades com população média, pólos regionais, reproduzem em menor escala, a complexidade das de grande porte. Assim, necessitam estruturar as secretarias, profissionalizar a gestão e buscar novos mecanismos de organização do sistema, visando sempre o melhor atendimento da população”, completou.
O congresso foi realizado pelo Conselho de Secretários de Saúde do Estado de São Paulo. Segundo especialistas, o COSEMS/SP tem sido muito importante na atuação política, onde existe muita disputa para o fortalecimento do SUS(Sistema Único de Saúde).
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário